Consegi 2010 debaterá avanço de serviços públicos com tecnologia em nuvem

Em sua terceira edição, o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) vai ter como foco a modernização dos sistemas estruturantes do governo eletrônico por meio da computação em nuvem.

02/07/2010 – Realizado pelo Serpro, em parceria com a Escola de Administração Fazendária, o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) 2010 será realizado, de 18 a 20 de agosto, em Brasília. A computação em nuvem estará presente no eixo temático do congresso, dividido em nove linhas principais, ramificadas em mais de 200 palestras e 50 oficinas. Para o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, o evento é agregador: “Coloca no mesmo ambiente as mais variadas ideias de qualificação do serviço público usando tecnologia da informação. É o governo eletrônico discutindo não só a estrutura do Serpro, mas da Dataprev, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, das Forças Armadas, da Presidência da República, entre outros”.

Novidades

Instituições da administração pública, sociedade civil e representantes de países parceiros vão participar de palestras, painéis, oficinas e atrações culturais. Segundo a Coordenadora Estratégica de Relações Institucionais do Serpro, Ana Amorim, o evento terá o dobro de oficinas em comparação ao ano passado, além de promover o encontro de comunidades de software livre.

Entre as principais novidades, Ana destacou: “Haverá um Encontro de Empreendedores,  espaço para debates entre empresas que usam software livre, com apoio do Sebrae. Outro destaque será a participação de um grupo de empresários, analistas e pesquisadores da Coreia do Sul, que será o País Focal este ano”.

Consegi chega à nuvem

Ainda em processo de se estabelecer como um ramo da ciência da computação, a tecnologia originalmente chamada de Cloud Computing tem várias definições. Para o analista do Serpro Luis Cláudio Tujal, uma definição interessante pode ser encontrada no site do National Institute of Standards and Technology (NIST): “Um modelo para possibilitar acesso de rede adequado e sob demanda a um pool compartilhado de recursos computacionais configuráveis (redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente aprovisionados e liberados com um esforço de gerenciamento mínimo ou mesmo baixa interação com o provedor de serviços”.

Inscrições gratuitas e programação completa: www.consegi.gov.br.