Da redação, com Lixo Eletrônico
04/01/2013 – Está disponível para consulta pública até 7 de janeiro o projeto “Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos – Requisitos para atividade de manufatura reversa”, que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Estudos CE 111 da ABNT.
A norma determina como empresas e instituições que façam a reciclagem (engenharia reversa) de eletroeletrônicos devem se comportar para garantir o mínimo impacto ambiental e diminuir ao máximo o risco de contaminação ou danos à saúde dos trabalhadores envolvidos no processo.
Determina os documentos obrigatórios e nível de rastreabilidade a que a instituição está sujeita para ser qualificada com a norma. O documento prevê que a empresa é responsável por garantir que os dados retidos em equipamentos como discos de computadores sejam protegidos contra roubo e perda, e acompanhar o equipamento até sua destinação final, ou seja, ser capaz de rastrear os componentes após o descarte.
O texto pode ser encontrado na listagem de projetos em consulta nacional. Para acessar a página do projeto, é necessário cadastrar-se no site da ABNT.