Correios planejam serviço de email criptografado

02/09 - Serviço será gratuito e empresa pretende que seja remunerado por venda de publicidade.

Lúcia Berbert,
do Tele.Síntese

02/09/2013 – Já está em estudo nos Correios o desenvolvimento de um serviço de email criptografado gratuito para a população brasileira. O uso desse sistema seria uma garantia para evitar que as comunicações dos cidadãos e empresas do país sejam interceptadas, informou, nesta segunda-feira (2), o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins.

A empresa ainda está estudando o modelo de negócio para o novo serviço, mas a tendência é de que adote a mesma estratégia dos grandes provedores de serviço da internet, como Google e Yahoo!. Ou seja, por meio da venda de publicidade. “O custo do serviço é alto e precisa ser bem planejado”, afirmou o secretário.

Segundo Lins, o serviço poderá ser lançado no próximo ano, a depender das prospecções do mercado que a empresa vai fazer. Ele disse que o projeto foi apresentado há cerca de um mês e deriva do sistema de certificação digital que os Correios estão desenvolvendo, para dar mais segurança às comunicações pela rede. Este serviço, entretanto, será pago.

O projeto ganhou corpo após as denúncias de espionagem, pelos Estados Unidos, das comunicações de brasileiros pela internet. Lins disse, entretanto, que a empresa não poderá garantias de que os dados de brasileiros para brasileiros trafegará apenas nas redes instaladas no país.