Imagem:Tim Berners-Lee CP.jpg| Lee durante a Campus Party Brasil

Criador da web divulga apoio ao Marco Civil

24/03 - Tim Berners-Lee ressalta que, se lei for aprovada, Brasil se consolidará aos olhos do mundo como líder em democracia e progresso social.

Marina Pita,
do Tele.Síntese

Imagem:Tim Berners-Lee CP.jpg| Lee durante a Campus Party Brasil24/03/2014 – Considerado o criador da web, o inglês Tim Berners-Lee divulgou nota no site da Fundação World Wide Web em apoio à aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil. O Projeto de Lei 2126/11, espécie de Constituição da Internet com deveres e direitos de usuários e empresas, deve ir a voto no plenário da Câmara dos Deputados amanhã (25), após sucessivos adiamentos.

Leia o texto de Berners-Lee:
“Neste ano do 25º aniversário da Web, as pessoas em todos os lugares estão exigindo que seus direitos humanos sejam protegidos online. Se o Marco Civil for aprovado, sem mais demora ou alteração, este seria o melhor presente de aniversário possível para os usuários da web brasileira e mundial. Espero que ao fazer passar este projeto de lei, o Brasil cimente a sua reputação como um líder mundial em democracia e progresso social e ajudará a inaugurar uma nova era – aquela em que os direitos dos cidadãos em todos os países ao redor do mundo são protegidos por legislações específicas.

Como a web, o Marco Civil foi construído por seus usuários – o processo inovador, inclusivo e participativo resultou em uma política que equilibra os direitos e responsabilidades dos indivíduos, governos e empresas que utilizam a internet. Claro, ainda há discussão em torno de algumas áreas, mas , finalmente, o projeto de lei reflete a internet como deveria ser: uma rede aberta , neutra e descentralizada, em que os usuários são o motor para a colaboração e inovação. É elogiável que o projeto tem entre seus fundamentos a garantia dos direitos humanos, tais como a privacidade, da cidadania e da preservação da diversidade e da finalidade social da web”.