Da redação, com assessoria de imprensa
15/04/2014 – A prefeitura de Curitiba (PR) vai começar a usar a rede social Colba.re para ouvir os habitantes. O acordo, firmado por meio de contrato de cooperação não remunerado, prevê que a equipe de mídias sociais da prefeitura adotará a plataforma como mais um canal de relacionamento oficial com a população no ambiente digital. O projeto está em fase experimental.
O serviço permite ao cidadão fiscalizar e colaborar para a solução de problemas relacionados a iluminação pública, saneamento básico, calçadas e trânsito, entre outros, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade na web (por meio do site www.colab.re) ou utilizando o aplicativo móvel do Colab.re nas versões iOS ou Android.
A equipe de mídias sociais da Prefeitura de Curitiba estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas da população e respondê-las de forma personalizada.
No Monitor Colab.re, a Prefeitura terá acesso a uma lista de reclamações e sugestões dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social para cada problema relatado, além de visualizar comentários e curtidas de outros seguidores, bem como o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação. As demandas são encaminhadas ao órgão municipal responsável, que informará os cidadãos a respeito da solução para cada caso.
A plataforma Colab.re foi criada pelos empreendedores Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi e Vitor Guedes. Lançada em Março de 2013, após três meses ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a problemas urbanos. Hoje, possui mais de 50 mil usuários que compartilham um interesse em comum – a melhoria da qualidade de vida nas cidades – e está presente em todos os municípios do Brasil. Está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos iOS ou Android.