Cyberlan Danny, de Belém, foi a primeira a completar o Desafio Lan Sebrae.

Game de 12 etapas é jogado na internet e as lans que passam por todas as etapas estão, na verdade, realizando seu processo de formalização.

05/07/2010

Daniele Cássia Monteiro dos Santos, dona da lan house Cyberlan Danny, recebeu hoje a visita de representantes do Sebrae, e estava feliz da vida. A lan house de Daniele foi a primeira a completar o Desafio Lan Sebrae, game em que as lan houses cumprem 12 etapas para se formalizar e se tornar um Ponto de Acesso a Produtos e Serviços Sebrae. Entre os desafios, estão a realização de três cursos do Sebrae, a comprovação de CNPJ, a assinatura de um código de conduta e o registro no Mapa Vivo das Lan Houses, na rede social Raio Brasil. Outras 15 lan houses de todo o Brasil também chegaram ao fim do desafio.

Agora, Daniele se prepara para criar, dentro de sua lan, que funciona no bairro do Telégrafo sem Fio, em Belém, uma sala de aula para capacitar outros pequenos empreendedores de sua comunidade a formalizar seus negócios. “Somente no período em que estava fazendo o processo de formalização da lan, ajudei quatro pessoas a fazerem os seus: um vendedor de guaraná, uma pessoa que faz móveis de madeira, uma moça que vende roupas e um artesão”, comemora.

A lan house Cyberlan Danny existe há cinco anos. Daniele trabalha com informática desde os 18 anos (hoje tem 27) e faz implantação, manutenção e administração de redes. Decidiu abrir seu próprio negócio depois de prestar serviços ao Credicard em Belém. Na verdade, pretendia prestar serviços de manutenção e dar aulas de informática. Mas as pessoas do bairro começaram a procurar a loja para serviços como elaboração de currículos, pesquisas escolares, digitação de contratos. Hoje, a Cyberlan trabalha com 14 computadores.

Desde que trabalhava para a Credicard, Daniele fazia cursos de capacitação oferecidos pelo Sebrae. Por isso, conseguiu completar rapidamente as etapas do Desafio Lan Sebrae – e recomenda a outros donos de lan que façam o mesmo. “É muito importante formalizar o seu negócio, para poder ter acesso a direitos como a Previdência”, explica ela. Além disso, os cursos do Sebrae ensinam a fazer controle financeiro da sua atividade, saber quanto ela gera de custos e qual a receita. “Com CNPJ próprio, posso ter acesso a crédito no banco para capital de giro ou compra de equipamentos”, completa ela.

O Desafio Lan Sebrae começou no dia 16 de junho. Até agora, 162 lan houses de todo o Brasil se inscreveram. A meta do Sebrae é criar, a partir do game, 400 Pontos de Acesso em lan houses. Na próxima quinta-feira, dia 8, haverá uma reunião online para lans interessadas em participar, neste endereço. E a qualquer momento, basta entrar na rede Raio Brasil, comunidade de donos de lan houses e parceiros, para ver como o jogo funciona, se inscrever ou tirar dúvidas.