Debate On-Line 2010 cancelado por desistência de Dilma e Serra

Marina Silva foi a única que confirmou sua presença no debate, marcado para segunda-feira. O primeiro debate online, agora, será dia 18 de agosto, promovido pela Folha de S.Paulo e pelo UOL.

23/07/2010

O Debate On-Line 2010 com os candidatos à presidência da República organizado por iG, MSN, Terra e Yahoo!, marcado para a próxima segunda-feira (26), foi cancelado em decorrência da desistência dos candidatos Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB), mas os internautas brasileiros continuam querendo respostas para temas que estão no topo de suas preocupações. Mais de 6 mil perguntas foram enviadas para os presidenciáveis responderem só no portal Terra.

Predominaram as questões sobre educação, saúde, violência, meio ambiente e corrupção. Somadas às questões enviadas a outros portais, foram feitas aos candidatos cerca de 10 mil perguntas. Em outro canal aberto aos usuários de internet – uma enquete no portal Terra -, quase 200 mil pessoas votaram nos temas que gostariam de ver discutidos no debate. Segurança, saúde e educação foram os temas mais votados.

Já o debate promovdo pela Folha de S.Paulo e pelo portal UOL, marcado para o dia 18 de agosto, está confirmado. Hoje, representantes das campanhas de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) assinaram, em reunião na sede da Folha de S.Paulo, documento que define as regras do debate. O evento está marcado para 18 de agosto, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet.

O debate será no teatro Tuca, em São Paulo, às 10h30. Dilma, Serra e Marina estarão frente a frente por duas horas. Metade do debate será entre os próprios candidatos fazendo perguntas entre si. Um moderador controlará o tempo. Ficou definido que o primeiro bloco de perguntas será iniciado por Marina Silva.

Na segunda parte, os três responderão a perguntas de internautas, que já podem participar enviando suas perguntas em vídeo. Ao final, Dilma, Serra e Marina responderão a perguntas formuladas por jornalistas do UOL e da Folha. (Com informações dos portais)