05/04/2010 – A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros envolvidos no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), prevista para hoje, foi novamente adiada. Segundo o ministro das Comunicações, José Artur, o tema sequer foi tratado hoje durante o primeiro encontro convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a reforma da semana passada, provocada pela saída dos ministros que disputarão as eleições em outubro.
José Artur disse que ainda não sabe a data da nova reunião do PNBL, mas aguarda uma confirmação para breve. O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, disse que a data da reunião sobre o PNBL ainda não foi divulgada, mas acredita que acontecerá ainda esta semana. Ele participa amanhã de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, sobre a situação atual da Telebrás, sob o ponto de vista de seus acionistas e dos usuários dos serviços de telecomunicações.
Santanna também disse desconhecer o motivo da movimentação das ações da Telebrás registrada hoje, com alta de 10,29%. “O governo ainda não decidiu nada sobre a estatal”, disse. Ele acredita que a oscilação das ações se deve ao noticiário ainda da semana passada. A reunião com o presidente Lula irá definir se a Telebrás será a gestora do PNBL, qual o tamanho do plano e se haverá a participação da iniciativa privada.
Eleições
Na reunião de hoje com os novos ministros, o presidente Lula recomendou que os projetos em andamento em cada pasta deve ter continuidade célere e que os ministros devem se manter afastados da política eleitoral. Além disso, houve apresentação da cartilha de Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais, editada pela Advocacia-Geral da União (AGU), e dos números do governo, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. (Do Tele.Síntese)