Desafio Tecnologia é Ponte

09/09 - Iniciativa incentiva projetos que criam oportunidade de aprendizado a crianças e jovens, promovendo inclusão social. Inscrições abertas até 22 de outubro.

09/09/2014 – O Instituto Embratel Claro, em parceria com o Changemakers da Ashoka, comunidade de ação global que conecta inovadores sociais do mundo todo, anuncia o desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação”. A proposta, em formato de desafio tecnológico, será lançada no dia 20 de agosto e tem o objetivo de premiar novas soluções que, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), viabilizem o ingresso de crianças e jovens, de 6 a 20 anos, em projetos educacionais e de inclusão social. Os interessados podem inscrever seus trabalhos até o dia 22 de outubro de 2014.

“Com esta parceria e este desafio, esperamos contribuir com o desenvolvimento da educação brasileira e, com isso, diminuir a distância cultural que ainda temos no Brasil”, diz Oscar Petersen, Vice-Presidente do Instituto Embratel Claro, destacando que a premiação está alinhada aos princípios da empresa de investir em importantes projetos que são agentes de transformação social no Brasil.
Segundo dados do Ministério da Educação, 3,6 milhões de jovens em idade escolar não recebem educação adequada. Por esse motivo, o desafio irá identificar e destacar soluções capazes de  quebrar barreiras de acesso à educação (formal e informal), acelerar a alfabetização digital, e promover o crescimento econômico através de processos educativos sustentáveis e democráticos
Podem participar do desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação” professores, pais, alunos, designers, desenvolvedores, empreendedores e educadores que, por meio das TICs, tenham criado oportunidades para diminuir distâncias educacionais. Nessa edição do projeto, terão atenção especial os trabalhos voltados para promover a acessibilidade de deficientes físicos e mentais, bem como a educação para populações marginalizadas ou distantes de centros urbanos, integração e participação de alunos em sala de aula, trabalho com pais e professores sobre inclusão e acesso, além de aplicativos e metodologias que permitam acabar com as limitações à educação formal ou informal.

O desafio a ser lançado no próximo dia 20, em parceria entre o Instituto Embratel Claro e o Changemakers da Ashoka, irá distribuir R$ 36 mil em prêmios para os três projetos vencedores. Um painel de jurados especialistas irá selecionar um grupo de finalistas E os responsáveis pelos melhores projetos serão convidados para um workshop online com a equipe do Instituto Embratel Claro, Ashoka e empreendedores sociais de referência na área de educação. O anúncio dos finalistas acontecerá em janeiro de 2015.

As inscrições devem ser feitas online, em português, por participantes que tenham, no mínimo, 18 anos, ou por organizações e parcerias entre empresas. Os projetos devem seguir os critérios de inovação, impacto social e sustentabilidade financeira. Para se inscrever, basta acessar www.changemakers.com/tecnologiaponte até o dia 22 de outubro de 2014.

Sobre o Instituto Embratel Claro

O Instituto Embratel Claro, mantido pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), Embratel Participações (Embrapar) e a Claro S.A, tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008). Alinhado à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas.

O Instituto Embratel Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Para mais informações, acesse: www.institutoembratel.org.br.

Sobre o Changemakers da Ashoka
O Changemakers da Ashoka é uma comunidade de ação que conecta inovadores sociais de todo o mundo para que compartilhem ideias, inspirem e orientem uns aos outros. Através de seus desafios colaborativos e processos abertos online, o Changemakers.com é um dos espaços mais sólidos do mundo para lançar, discutir e financiar ideias que tenham como objetivo resolver os mais graves problemas sociais do mundo. O Changemakers baseia-se nas três décadas de história da Ashoka e na crença de que todos nós temos a capacidade de sermos um agente de mudança.

Serviço:
Desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação”
Inscrições: www.changemakers.com/tecnologiaponte
Prazo: 20 de agosto a 22 de outubro de 2014
Dúvidas: Isabela Carvalho – icarvalho@ashoka.org