Dezoito propostas inscritas nos editais da Rede Nacional de Formação

Foram inscritas duas propostas para o Polo Nacional e 16 para os Polos Regionais, sendo cinco delas na região Nordeste e apenas uma na Norte.

22/04/2010 – Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União (Seção 3, pg. 133), a lista de propostas inscritas nos editais da Rede de Formação do projeto Telecentros.BR. Os editais visam selecionar instituições que vão implementar o programa de capcitação para os monitores dos 8 mil telecentros (3 mil novos, a serem criados pelo Telecentros.BR , e 5 mil já em operação).

Somente duas instituições inscreveram projetos para a função de Polo Nacional. Uma é a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo – FUSP, Núcleo de Educação e Comunicação (NCE) da Universidade de São Paulo(SP). Este é um grupo da Escola de Comunicação e Artes que desenvolve pesquisas sobre usos da comunicação na educação, principalmente de recursos de mídia em escolas. Um dos projetos do NCE é o Educom Rádio, que destina-se a capacitar alunos e professores do ensino fundamental para práticas de educomunicação através do uso do rádio.

Outro projeto para Polo Nacional é da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo – FUSP, Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação – Escola do Futuro – Universidade de São Paulo (SP). A Escola do Futuro desenvolveu vários projetos de formação para o Acessa SP — programa de inclusão digital do governo do estado de São Paulo, que tem cerca de 1,7 milhão de pessoas cadastradas. Entre esse projetos está a Rede de Projetos e a pesquisa Ponline, que ganhou o Prêmio ARede 2009 na categoria de Melhor Projeto do Setor Público Estadual.

Foram 16 as propostas inscritas para Polos Regionais. A região mais disputada é a Nordeste, onde há cinco concorrentes. A Norte, por sua vez, só teve uma proposta inscrita, enviada pela Universidade Federal do Pará. Veja abaixo os titulares das propostas inscritas para cada região:

Região Nordeste

1. Centro de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico, Fortaleza, CE.
2. Instituto de Desenvolvimento Brasileiro – Indebrás, Paulista, PE.
3. Núcleo de Desenvolvimento Social, Natal, RN.
4. União Norte Brasileira de Educação e Cultura – UNBEC, Recife, PE.
5. Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA.


Região Centro Oeste

1. Comitê para Democratização da Informática no Distrito Federal e Entorno – CDI-DF, Brasília,
DF.
2. Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura, Campo Grande, MS.
3. Instituto de Cooperação Desenvolvimento Humano Social- Codhes, Brasília, DF.
4. Programando o Futuro, Valparaíso de Goiás, GO.


Região Sudeste

1. Coletivo Digital – Associação para a Democratização e o
Acesso à Sociedade da Informação, São Paulo, SP.
2. Instituto de Tecnologia da Informação Luzia Holz – ITILH, Domingos Martins, ES.
3. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.


Região Sul

1. Fundação Softville, Joinville, SC.
9. Instituto Federal do Paraná, Curitiba, PR.
13. Sociedade Meridional de Educação, Porto Alegre, RS.


Região Norte

1. Universidade Federal do Pará, Belém, PA.