Dilma anuncia adoção de email criptografado do Serpro pelo governo

14/10 - O serviço já funciona de forma restrita em alguns órgãos. Anúncio foi feito pelo Twitter, no domingo.

Lúcia Berbert,
do Tele.Síntese

14/10/2013 – A presidente Dilma Rousseff informou neste domingo (13), por sua conta no Twitter, que determinou ao Serpro a implantação de um sistema seguro de emails em todo o governo federal. “Esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais. É preciso maior segurança nas mensagens, para prevenir possível espionagem”, escreveu.

O Serpro já oferece restritamente o serviço Expresso, de email criptografado, todo baseado em software livre. A solução atual é corporativa e agrega correio eletrônico, serviço de videoconferência, agenda e chamadas. Necessitará, portando, de adaptações para atender a determinação da presidente, em função do volume. O Expresso roda dentro da nuvem e da infraestrutura do Serpro, com o domínio maior da tecnologia, inclusive do tráfego sainte e entrante. A solução é composta de nove camadas de software.

A expectativa é de que o serviço comece a ser implantado em ministérios ainda este mês, como já informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. E ainda é possível que a solução seja estendida para o público em geral, de forma gratuita, em parceria com os Correios. O governo argumenta que, com o sistema operado pelo Serpro, as mensagens não teriam que passar por canais no exterior, especialmente nos Estados Unidos, antes de chegarem aos destinatários da administração.