capa88

Edição nova no ar: privacidade na rede, lei de mídia argentina, TVs comunitárias e mais!

14/02 - A revista ARede 88 já pode ser lida na íntegra online. Entenda o debate acerca da guarda de logs dos usuários e confira os outros conteúdos. Clique ao lado.

capa8814/02/2013 – A edição de número 88 da revista ARede já pode ser acessada na íntegra. A matéria de capa aborda os impasses da guarda logs (os registros de navegação e acessos dos internautas). Justiça e empresas debatem o direito de retenção dessas informações, enquanto o projeto de lei do Marco Civil da Internet busca garantir a privacidade dos usuários. Outra questão diz respeito à inspeção de pacotes, normatizada pela União Internacional de Telecomunicações no final de 2012 e que pode levar empresas a bisbilhotar os pacotes que trafegam pela rede.

Na entrevista do mês, o professor Laurindo Leal comenta a Ley de Medios argentina, que pretende democratizar a radiodifusão no país e reduzir o monopólio do grupo Clarín de comunicação. Falando em democratizar as comunicações, no Brasil a proposta do governo para ampliar a representatividade popular na TV aberta é abrir espaço para duas emissoras comunitárias em cada cidade (o que representa mais de 11 mil emissoras) por meio do Canal da Cidadania – rede local digital com funcionamento via multiprogramação.

Mostramos também as qualidades da radiodifusão comunitária com o exemplo da Associação Rádio Comunitária Campestre FM que ensina as tecnologias da comunicação e informação a jovens de Alagoas. Outra iniciativa em benefício da educação é o projeto Luz do Saber, iniciativa da Associação Beneficente Casa da União – União do Vegetal, que une inclusão digital e alfabetização.

Também mostramos o que o acesso à internet pode produzir ao contar o caso de Ribeira do Amparo (BA), onde a instalação de uma antena 3G já rende frutos e permitiu a alimentação de um blog sobre a cidade. Temos ainda um balanço da 11ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social, a coluna de Sergio Amadeu, que neste mês ensina a organizar um hackathon, o Hipernovas com as notícias da rede, o Raitéqui com aparelhos, programas, aplicativos e tecnologias ao alcance de todos, e a opinião de Cabelinho sobre o futuro da inclusão digital no Brasil. Confira!