Editorial – Conteúdo Qualificado

Conteúdo Qualificado

Em tempos de crise, quando as atenções do setor corporativo se voltam para os investimentos governamentais, fica evidente a necessidade de que as políticas públicas precisam ter a garantia de integração a estratégias de sustentabilidade. Os governos estaduais, que começaram a lançar seus programas de inclusão digital a partir do ano 2.000, ainda buscam caminhos para ampliar e suas ações. Porém, já se nota que houve um avanço, no sentido da qualificação dos conteúdos oferecidos à população.

Um levantamento realizado pela revista ARede entre todos os estados brasileiros mostra, nesta edição, que o perfil dos telecentros estaduais começa a mudar. Embora ainda predomine o acesso livre, são muitas as iniciativas que já incorporam formação e apoio ao desenvolvimento de projetos – como é o caso do bem-sucedido Acessa São Paulo, do governo paulista.

Os responsáveis pela Rede de Projetos do Acessa SP contam, na entrevista desta edição, como é possível fazer de um posto de acesso à internet público e gratuito uma incubadora de projetos com significativo potencial transformador das realidades locais. Prova disso é o projeto Mulheres Online, que mudou a vida das cortadores de cana e da comunidade de Iepê, história contada com muita emoção, pelo autor do projeto.

ASSINATURAS

Estamos muito satisfeitos com a repercussão da campanha de assinaturas da revista ARede que, desde o mês passado, adotou a estratégia de comercialização de uma parte de sua tiragem para poder ser enviada gratuitamente a um número maior pontos de acesso coletivo, como telecentros, escolas públicas e bibliotecas.
Continuamos precisando de novos assinantes, que possam pagar a quantia de R$ 60,00 anuais, o que ajudará a financiar a ampliação da tiragem gratuita da revista.