18/09/2014 – A Educação Aberta defende a possibilidade de todas as pessoas terem acesso a materiais de estudo e pesquisa, especialmente aqueles financiados com dinheiro público. Hoje, a maior parte dos materiais está sob rígidos direitos autorais, e exatamente por isso existe uma mobilização constante, em vários países do mundo, liderada por comunidades e por órgãos como a Unesco, para que esse cenário seja modificado.
Na esteira desse desejo de mudanças, o Movimento REA Brasil lançou uma página web (www.rea.net.br/site/carta-compromisso) e uma campanha para políticos e sociedade civil declararem seu apoio à causa. A proposta, na prática, é defender que o investimento público no desenvolvimento de recursos educacionais deve dar preferência aos formatos abertos, aqueles que não beneficiam, por exemplo, editoras por meio de direitos autorais, mas a liberdade de criação, adaptação e remix de obras por qualquer usuário do material que tenha sido desenvolvido.
A “Carta Compromisso Educação Aberta” é um documento que traz três tópicos relacionados à atuação e ao posicionamento dos políticos perante a questão após eleitos. Para a sociedade civil, um selo de código “embedável” foi desenvolvido para que qualquer usuário da web possa levar para outro site ou blog a mensagem “Eu apoio a Educação Aberta”, além de uma carta de apoio do eleitor.
A Campanha orienta: para compartilhar essa pauta com o candidatos, você pode marcá-los em suas postagens com a tag #reabr #educaçãoaberta #eleições2014.
Você também pode ajudar a disseminar a campanha adotando o Twibbon “Eu apoio a Educação Aberta” ao seu avatar no Twitter e Facebook. Acesse aqui (http://twibbon.com/support/eu-apoio-a-educa%C3%A7%C3%A3o-aberta/).