13/05/2014 – O planejamento para instalação de cinco novos telecentros para uso gratuito nas regiões Alto Uruguai e Missões, no Rio Grande do Sul, foi apresentado pela Eletrosul e Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), na segunda-feira (12), durante as audiências públicas realizadas nos municípios de Santa Rosa e Santo Ângelo, que contaram com presenças da comunidade, representantes de entidades e poder público. A implantação das unidades, que deve ocorrer ainda este ano, é resultado da parceria entre as duas instituições para compartilhamento de infraestrutura de telecomunicação, que tem permitido ampliar a oferta de internet de banda larga no Sul do País.
As unidades serão instaladas nos municípios de Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, São Luiz Gonzaga e São Borja. Utilizando o sistema de comunicação óptica de alta capacidade da Eletrosul, que tem 80 Gbps, cada unidade deverá ser atendida com links de até 150 Mbps, fornecidos pela Eletrosul. Dois pré-contratos de fornecimento de internet já foram assinados, ontem, com provedores locais totalizando 1 Gb.
A Procergs ficará responsável por toda a infraestrutura física, de computadores e controle de acesso, utilizando links de comunicações da Eletrosul nessas regiões para oferecer, com qualidade e menor custo, internet de banda larga a órgãos públicos e a pequenos provedores locais. “Dessa forma, o governo pode expandir as ações para melhorar a prestação de serviços públicos, difundir a inclusão digital e a participação cidadã”, afirmou o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio.
A parceria entre Eletrosul e Procergs já viabilizou o primeiro Telecentro Binacional da América Latina, inaugurado em junho de 2013, na cidade gaúcha de Sant’Ana do Livramento, divisa com Rivera, no Uruguai. O espaço dispõe de 20 computadores conectados à internet de alta velocidade (300 Mbps), com configuração especial nos dois idiomas e para acesso por portadores de deficiência visual. Por mês, cerca de 20 mil usuários passam pelo telecentro.
A rede de telecom da Eletrosul, própria e compartilhada, que tem permitido ações de inclusão digital no Sul e Mato Grosso do Sul, tem mais de 10 mil quilômetros de fibras ópticas. (Da assessoria de imprensa)