Da redação
09/04/2013 – O grupo de lobby FairSearch, apoiado por empresas como Microsoft, Nokia, Oracle, Trip Advisor e Expedia, apresentou queixa nesta terça-feira à Comissão Europeia na qual acusa o Google de usar o Android para canalizar usuários aos seu motor de busca. A informação foi divulgada hoje, no site do grupo.
Segundo o FairSearch, o Google impede a livre concorrência nos sistemas móveis, dominando 96% do mercado de anúncios para celulares, e 70% do mercado de aparelhos. “A Google usa o Android como um cavalo de Troia para enganar parceiros, monopolizar o mercado de celulares e controlar os dados dos usuários”, afirmou Thomas Vinje, advogado do grupo. O grupo acusa ainda a Google de obrigar fabricantes que optarem por usar o Android a embarcar aplicativos como Youtube e Maps e Play Store nos aparelhos.
A queixa acontece no momento em que a Google enfrenta investigação na Espanha devido a alterações realizadas em seus termos de serviço no ano passado. O Google teria desrespeitado diretrizes da Comissão Europeia quanto à coleta e uso de dados pessoais dos usuários. Há, também, uma investigação na Comissão Europeia, iniciada em 2011, sobres as práticas de busca na internet da empresa, que poderia resultar em multa de até 5 bilhões de dólares.