30/08/2012 – Três especialistas brasileiros vão participar de debates online promovidos no âmbito do VII Encontro Internacional de Educação: o educador Tião Rocha, a cineasta Laís Bodanzky e o jornalista Gilberto Dimenstein.
O evento vem sendo realizado desde maio, em etapas virtuais e presenciais em países ibero-americanos, com a finalidade de discutir a educação no século XXI. As atividades acontecem sempre no site do evento.
Tião Rocha participa do em 4 de setembro, ao meio-dia (horário de Brasília). Ele vai falar sobre as pedagogias sociais na era digital. Antropólogo e educador, ele preside o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), organização não governamental fundada em 1984, em Belo Horizonte, com a missão de promover educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da cultura.
Na quarta-feira 5, às 15h, acontece o chat com a cineasta Laís Bodanzky, diretora dos filmes Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo. O tema da conversa é “Cinema, emoções e valores”. Ao lado do também cineasta Luiz Bolognese, Laís criou o projeto Cine Tela Brasil, que leva cinema a cidades do interior do Brasil – projeto com apoio da Fundação Telefônica.
Dia 14, às 15h, o jornalista Gilberto Dimenstein participa do bate-papo “cidadania 2.0”. Autor do livro “Cidadão de Papel” e colunista do jornal Folha de S.Paulo, ele vai contar como usa a internet para incentivar a cidadania, explicando como formar redes para impactar mais pessoas. Além de falar sobre os projetos Catraca Livre e portal Aprendiz, Dimenstein falará sobre a convivência com jovens e educadores e o potencial de realização e de mudança social que eles apresentam.
O VII Encontro Internacional de Educação acontece até outubro de 2013. Cerca de 23 mil pessoas já participaram das atividades via Internet. Os eventos presenciais em Buenos Aires, Santiago, Medellín, Lima, Cidade do México, Rio de Janeiro, Quito, Caracas e Madri.