10/12/2015 – A Escola Superior de Redes (ESR), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), acaba de publicar sua agenda para 2015, com 80 turmas distribuídas nas unidades de Brasília, Belém, Cuiabá, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Os cursos são voltados para profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que queiram se especializar nas áreas de Administração e Projeto de Redes, Governança de TI, Segurança, Mídias de Suporte à Colaboração Digital e Administração de Sistemas.
Na área de Governança em TI, há um curso novo, “Elaboração de PDTI”, que estará disponível na grade de turmas do segundo semestre do ano. O conteúdo do curso inclui conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), a partir das informações do planejamento e da gestão da TI nas organizações. O aluno aprenderá a metodologia necessária para garantir um alinhamento entre ações da área de TI e de estratégias organizacionais.
Com um foco prático, a Escola Superior de Redes oferece um modelo de capacitação alinhado às demandas do mercado de trabalho. Os cursos, divididos em básicos, intermediários e avançados, têm carga horária integral, com duração de dois a cinco dias. Eles apresentam aulas práticas e simulações de situações vivenciadas por profissionais das diversas áreas de TI.
Além das atividades em estações de trabalho individuais, conectadas à internet em alta velocidade, a ESR também oferece ainda um ambiente virtual de aprendizagem com material complementar, que permite ao aluno ter acesso aos conteúdos em sua versão mais atualizada.
“Em uma semana, o profissional adquire o conhecimento necessário para atuar em um projeto que demande tais competências, e retorna ao trabalho apto a aplicá-los”, garante o coordenador nacional da ESR, Luiz Coelho.
Segundo ele, o aumento da importância da TI na economia global vem sendo acompanhado pela valorização da mão de obra qualificada na área. “Assim, as organizações, dotadas de uma estratégia integrada à tecnologia da informação, estarão mais preparadas para os desafios de um cenário competitivo e em transformação”, afirma. Em 2015, será inaugurada a oitava unidade da ESR, em Manaus (AM).
Informações sobre os cursos, datas, grade curricular, programação e investimentos podem ser encontradas em: http://esr.rnp.br . Dúvidas e contatos também poderão ser feitos através do e-mail info@esr.rnp.br e das redes sociais: Facebook: ESR.RNP e Twitter: @ESR_RNP.
Sobre a ESR
A Escola Superior de Redes integra a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), instituição pioneira no uso inovador de redes avançadas no Brasil. A expansão da rede acadêmica nacional operada por essa organização criou a necessidade de capacitação das equipes de TI das instituições usuárias da rede, o que permitiu a criação da Escola Superior de Redes, em 2005. Desde então, esta já capacitou mais de sete mil alunos nas suas sete unidades. Em 2015, será inaugurada a oitava unidade, em Manaus (AM).
Sobre a RNP
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta ainda com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira na oferta de acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura. (Assessoria de imprensa)