Escolas de Curitiba terão rede Wi-Fi além da conexão por fibra

Rede sem fio será aberta para moradores do entorno das escolas. Os estudantes também receberão netbooks.

Fatima Fonseca

Do Wireless Mundi 

30/08/2012 – A capital do Paraná, Curitiba, está levando internet sem fio para as escolas da rede municipal e abrindo o sinal para os moradores e comerciantes do entorno (a antena tem alcance de 200 metros à sua volta). O projeto, já implementado em quatro escolas, chegará a mais 20 nos próximos dois meses e, progressivamente, a todas as 181 escolas da rede municipal de ensino fundamental. A rede Wi-Fi é mais um serviço da prefeitura para o cidadão, uma vez que as 181 escolas contam com conexão por fibra óptica, com velocidade de 10 MB, e integram o programa Conexão Escola, que além do acesso à internet, conta com o ProUca (Um Computador por Aluno).

A rede Wi-Fi está sendo provida pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), órgão de pesquisa e desenvolvimento de soluções de informática voltadas à gestão pública. “É uma porta de entrada ao mundo digital para pessoas de todas as idades”, define o diretor-presidente do ICI, Renato Rodrigues.

As quatro escolas com a rede já funcionando estão instaladas nos bairro Uberaba (escola Rachel Mader Gonçalves), Umbará (professora Nathália de Conto Costa), Campo de Santana (João Amazonas) e São Braz (Centro de Educação Integral Júlio Moreira). Na área abrangida, estão cerca de 4.600 unidades (residências, comércio e serviços), que poderão se conectar pela rede Wi-Fi. Com o serviço nas outras 20 escolas, esse número chegará a mais de 25 mil unidades cobertas pelo sinal, segundo o ICI. Para ter acesso à rede, os moradores e comerciantes precisam se cadastrar no portal www.passaportecuritiba.com.br.

Além das escolas municipais, no mês de julho, três novos locais públicos tiveram o acesso liberado para a população: Praça da Espanha, Jardim Botânico e Largo da Ordem. Os curitibanos contam também com acesso gratuito no Parque Barigui, Mercado Municipal e nas Ruas da Cidadania (vias onde estão instaladas as administrações regionais e que reúnem vários serviços da prefeitura).

Projeto UCA

O acesso à rede nas escolas é realizado em netbooks, distribuídos pela Secretaria Municipal da Educação. São 20 mil máquinas que estão sendo entregues, desde julho, às instituições. O projeto Conexão Escola é uma parceria entre os governos municipal e federal, pelo Programa Um Computador por Aluno.