Da redação
13/12/2012 – A Fundação Telefônica|Vivo anunciou hoje, em Porto Alegre, que concluiu a instalação de conexões 3G em 100 escolas rurais de sete estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas e Pernambuco). Segundo a empresa, a iniciativa faz parte do projeto Escolas Rurais Conectadas e impacta 11 mil alunos e 500 professores.
A escolha dos locais levou em conta a vocação rural dos Estados e buscou também um perfil diverso, que possibilitasse avaliar os impactos em áreas com diferentes perfis. “Será uma grande oportunidade para a Fundação porque poderemos acompanhar esse laboratório da aplicação de tecnologias em áreas rurais”, afirma Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Para definir a estratégia de atuação em cada local, está em fase de finalização um diagnóstico sobre o nível de utilização de tecnologias pelos professores dessas escolas. O trabalho está sendo feito pela Fundação Certi, de Santa Catarina.
O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de escolas beneficiadas pelo programa. São 33 estabelecimentos em 32 municípios, beneficiando no total cerca de 3,5 mil alunos e 230 professores.
Cada uma das escolas recebeu como doação dois notebooks configurados com sistema operacional educacional com conteúdo pedagógico digital. O projeto também irá capacitar professores e testar os impactos das tecnologias na qualidade da educação no campo. (Com assessoria de imprensa)