Guarulhos será a próxima cidade a sediar uma CryptoParty. O evento vai acontecer no Teatro Adamastor do Centro – Auditório 3B (Av. Monteiro Lobato, n° 734 – Macedo, Guarulhos – SP). As inscrições estão abertas, e podem ser feitas online, pelo site oficial do evento, aqui. A programação vai das 14 h às 21h nos dois dias, 21 e 22 de outubro.
O Projeto Pimentalab colabora com a realização desta edição que acontecerá, dentro da Semana de Ciência e Tecnologia promovida pela Prefeitura de Guarulhos. A CryptoParty é um evento organizado de maneira voluntária por pesquisadores, tecnoativistas e organizações sociais que atuam em temas relacionados à promoção da liberdade de expressão e defesa da privacidade. Outras edições foram realizadas em São Paulo, Salvador, Porto Alegre. Agora é a vez de Guarulhos.
Mais informações sobre a programação das oficinas e palestras em https://cryptoparty.inf.br. Além das palestras, haverá uma área para instalação de GNU/Linux e aplicativos de criptografia em notebooks e dispositivos móveis.
A primeira edição da CryptoParty no Brasil ocorreu em Salvador em novembro de 2013. Logo em seguida veio a CryptoParty São Paulo – que com um dia todo de programação, reuniu mais de 300 participantes – e a de Porto Alegre junto com outros importantes eventos sociais ocorridos anualmente como o Fórum Social Temático e o Fórum de Mídia Livre.
A CryptoParty (ou CriptoFesta) é gratuita e aberta ao público. Os participantes podem aprender como usar ferramentas básicas de criptografia para dar maior segurança à sua comunicação. O objetivo dos organizadores é incentivar a criação e disseminação de uma cultura de defesa da privacidade entre as pessoas que utilizam a Internet.
Os participantes poderão, em um formato (meio) descontraído, assistir palestras sobre segurança da informação e privacidade, discutir o tema e também conhecer as ferramentas de proteção contra a vigilância praticada por empresas e governos.
A CryptoParty é uma iniciativa global e descentralizada para apresentar softwares de criptografia e explicar seus conceitos para o público em geral. Portanto, não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto para participar. A CryptoParty São Paulo foi organizada pela Actantes, entidade de defesa da privacidade e liberdade na rede, pelo Grupo de Trabalho “Segurança e Privacidade” da rede social livre Saravea e por colaboradores individuais. Confira como foi a edição de 2013 em São Paulo: