EUA querem internet de 1 gigabit para instituições públicas

Além da meta para instituições públicas, o plano de banda larga dos EUA, que será apresentado no dia 17, pretende levar acessos a 100 Mbps a 100 milhões de domicílios.

05/03/2010 – A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), a Anatel norte-americana, pretende aumentar a velocidade de acesso à Internet nas instituições públicas, como escolas e prédios do governo, para 1 gigabit por segundo até 2020, afirmou o presidente da entidade, Julius Genachowski.

A ideia é de que o Plano Nacional de Banda Larga, formulado pela FCC e com lançamento previsto para este mês, venha liberar espectro para a banda larga móvel, além de ampliar o acesso universal à Internet banda larga. Essas iniciativas resultariam, por exemplo, na criação uma rede nacional de segurança pública.

Genachowski afirmou que o projeto irá estabelecer metas “dramáticas e corajosas” para levar a Internet rápida a toda a população, incluindo velocidades de 100 megabits por segundo (Mbps) para 100 milhões de lares até 2020. Estimativas da indústria para a velocidade da Internet atualmente nos EUA são, geralmente, de menos de 4 Mbps.

“Vamos estabelecer metas para garantir que toda comunidade tenha uma conexão de 1 gigabit em alguma instituição importante, como uma escola ou uma biblioteca ou um posto de saúde”, disse Genachowski em evento para promover o uso de banda larga por pequenas empresas.

Em fevereiro, o Google anunciou que planeja criar uma rede de Internet ultrarrápida de 1 gigabit para até meio milhão de pessoas, por meio de uma infraestrutura baseada em fibra óptica. (Matéria da Convergência Digital)