Evento convida usuários a migrar do Facebook

Ideia é ir para a Diáspora, rede social descentralizada e de código aberto, no domingo, 9 de março.

Da redação

07/03/2014 – Domingo (9) promete ser o dia da Diáspora. Ao menos esta é a intenção de um grupo de ativistas que defende a privacidade de dados de usuários em redes sociais. Eles lançaram no Facebook uma página, convidado usuário da atual maior rede social do mundo a migrar para a Diáspora, que é uma rede descentralizada, distribuída entre diversos servidores, sem armazenamento único dos dados dos inscritos.

Qualquer pessoa pode criar um “pod”, um servidor local no qual interessados podem ingressar na Diáspora. Além disso, a Diáspora permite a criação de perfis sem dados pessoais, é possível fazer login com qualquer apelido. Outra diferença grande em relação ao Facebook é que a Diáspora não tem fins lucrativos, portanto não tem interesse em analisar e revender os dados de seus participantes. O códgio da rede social é aberto, e está disponível no GitHub. 

Quem quiser pode entrar na rede escolhendo um dos diversos servidores existentes ao redor do mundo, listado aqui: http://podupti.me. Ao se conectar a um servidor, o usuário pode encontrar usuários em toda a rede, mesmo de pods diferentes. No Brasil, os pods mais conhecidos são diasporabrazil.org e diasporabr.com.br. Participe do evento no Facebook e compartilhe ali o contato de seu usuário Diáspora.