Da redação, com assessoria de imprensa
12/09/2013 – Qual o poder das mídias sociais para a mudança social? Como medir o impacto de campanhas digitais para o engajamento social? Quais inovações sociais estão transformando o mundo? Essas e outras questões serão debatidas por um time de especialistas, empreendedores, formadores de opinião e grandes nomes da inovação social no mundo durante o Seminário Social Good Brasil em 24 de setembro.
O evento será transmitido ao vivo pela internet para que todos os interessados no tema possam participar ativamente através do envio de perguntas, comentários, além de conhecer as iniciativas que serão apresentadas ao longo do dia. Começa às 9h e termina às 19h, apresentará painéis com a participação dos especialistas e pílulas com depoimentos de empreendedores.
Os painéis abordarão temas como: Versões Brasileiras da Inovação Social nas periferias e favelas do nosso país; Qual o impacto social das campanhas e movimentos digitais?; O que os jovens nativos e cidadãos digitais querem da Educação Brasileira? e Como criar e gerar inovações sociais em empresas e organizações sociais?
O seminário é parceiro e faz parte da programação oficial da comunidade +Social Good, que reúne hoje inovadores de mais de 120 países e realiza anualmente o Social Good Summit na semana das Nações Unidas em Nova York, sendo que está previsto na programação do evento Brasileiro interação com o evento americano.
A comunidade global +Social Good é encabeçada por um consórcio de parceiros referência no mundo, entre eles, a Fundação das Nações unidas – também parceira institucional do programa Social Good Brasil, Fundação Bill & Melinda Gates, PNUD, Mashable, Ericsson, Fundação Case, 92nd Street Y, e recentemente com adesão da Fundação Caterpillar, Cisco e Enactus, anunciados semana passada.
Quase vinte nomes já estão confirmados para as discussões. Entre eles estão Anderson França, organizador do TEDxMaré, na favela da Maré; Graziela Tanaka, que integrou a equipe de criadores da Avaaz, Marco Gomes, fundados da boo-box – mídia digital, Mariana Ribeiro, co-fundadora do Imagina na Copa, Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, Regina Célia Esteves de Siqueira, Superintendente do Centro Ruth Cardoso, Alexandre Maio, do Catraca Livre e Drica Guzzi, da Escola do Futuro da USP.
O programa foi encabeçado e criado por duas organizações de Florianópolis, Santa Catarina: o Instituto Voluntários em Ação (IVA) e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom). Florianópolis é um dos polos de inovação tecnológica de destaque nacional, já que emplacou duas incubadoras de inovação tecnológica premiadas e acolhe um parque tecnológico que tem previsão de abrigar mais de 25 mil pessoas em 400 empresas de base tecnológica.
Além do seminário, o programa Social Good Brasil também mantém no ar uma plataforma que disponibiliza opções de engajamento em projetos sobre o tema e que dissemina o assunto mundialmente. A partir da demanda do público-alvo do programa e de uma análise do contexto de apoio a inovação social no Brasil, o Social Good Brasil lançou este ano um laboratório inédito no país que testa e aperfeiçoa ideias de projetos e negócios sociais que tenham como base o uso de novas tecnologias e das novas mídias. A equipe realizou uma seleção das 109 ideias inscritas e os escolhidos irão participar de encontros presenciais e virtuais que começarão em setembro.
Os empreendedores das 20 ideias selecionadas vão passar por um processo de 12 semanas alinhado com metodologias de ponta no mundo para aceleração de inovação como Design Thinking, Modelo de Negócios Canvas e Lean Startup, e além disso vão contar com auxílio de parceiros, mentores e especialistas com expertise para orientar nos caminhos a serem traçados e na melhor forma de desenhar e testar as ideias.
O Social Good Brasil Lab busca pessoas com espírito empreendedor que acreditem na sua ideia e queiram tirá-la do papel, e a participação no lab vai permitir que as mesmas tenham um formato que seja atrativo à potenciais fundos, aceleradoras e investidores de iniciativas sociais.
Seminario Social Good Brasil
Quando: 24 de setembro, das 9 às 19 horas
Onde: Teatro VIVO São Paulo – Av. Chucri Zaidan, 860 – Morumbi (Devido a capacidade do teatro apenas convidados confirmados poderão comparecer)
Programação: http://socialgoodbrasil.org.br/2013/programa/
Livestream: http://socialgoodbrasil.org.br/2013/aovivo/