Faltam opções de banda larga móvel no Brasil

09/04 - Levantamento aponta que apenas metade dos brasileiros moram em cidades atendidas por quatro operadoras de telefonia celular.

Da redação

09/04/2013 – A Huawei, empresa fornecedora de equipamentos para redes de telecomunicações, apresentou hoje, em São Paulo, estudo sobre o uso de banda larga móvel no mundo e no Brasil. Segundo o Balanço da Banda Larga, falta por aqui diversidade de oferta de planos por operadoras em boa parte das cidades. Apenas 60% dos 5.565 municípios eram atendidos por banda larga móvel. Em termos populacionais, siginifica acesso à rede rápida por 88,1% dos brasileiros.

O levantamento aponta para a ausência de concorrência em muitas cidades, sendo comum haver municípios com apenas uma operadora oferecendo banda larga móvel. A Vivo é a empresa predominante, presente em 3.116 cidades, depois vem Claro (1.119), Oi (624) e TIM (593). Em fevereiro, em termos populacionais, apenas metade dos brasileiros eram atendidos por quatro operadoras. Em 37,3% das cidades há apenas uma operadora, em 10,7%, duas, em 6,1%, três, e em 5,3%, quatro vendendo planos de acesso à internet por banda larga móvel.

Em fevereiro deste ano, a banda larga móvel no Brasil contou 65,7 milhões de acessos. Em 2012, o crescimento da banda larga móvel no país foi de 59%. No ano passado, 22,6% dos acessos banda larga por aqui foram feitos por celulares, enquanto no mundo a média foi de 22,4%. O estudo foi feito em parceria com a Teleco, com dados da Anatel e organismos internacionais. Tem como objetivo acompanhar o crescimento de serviços de banda larga fixa e móvel no Brasil.