Favelas cariocas terão curso de cobertura colaborativa

Aulas são para midiativistas, blogueiros e comunicadores populares. Inscrições vão de 15 a 22 de fevereiro.

Da redação

15/02/2013 – As favelas da Rocinha e do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ), além do Campus da Praia Vermelha da UFRJ, sediarão cursos de Cobertura Colaborativa no final do mês e início de março. Os interessados têm até 22 de fevereiro para se inscrever preenchendo o formulário online. O resultado da seleção será divulgado em 23 de fevereiro.

O curso é destinado a coletivos e organizações interessadas, que desenvolvam ações no campo social e cultural em territórios populares. Para participar, o candidato deve, preferencialmente, estar integrado a algum grupo ou coletivo e ter disponibilidade para participar de todos os dias e atividades propostas durante o período das oficinas.

Serão três edições, cada uma em um local da Cidade Maravilhosa, em datas e oferta de vagas diferentes:

1ª edição: 26/02 a 28/02, Complexo da Maré, 50 vagas;
2ª edição: 1/03 a 3/03, ECO/UFRJ – Campus Praia Vermelha, 75 vagas;
3ª edição: 08/03 a 10/03, Biblioteca Parque da Rocinha – C4/ Favela da Rocinha, 40 vagas.

Os organizadores são o Observatório de Favelas, através da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC), em parceria com a Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), o movimento Fora do Eixo, a Biblioteca Parque da Rocinha – C4, e o Fórum de Juventude do Rio de Janeiro, abre edital para o Curso de Cobertura Colaborativa.

Programa

O curso vai abordar temas como os desafios da comunicação comunitária, abordando exemplos recentes. Terá módulos sobre midialivrismo, redes sociais, fotografia e design, e guerrilha audivisial pós-tv. Os professora vão ensinar também como aproveitar o potencial da plataforma Overmundo, de dissiminação cultural, e como planejar coberturas colaborativas. A seleção será feita pelo formulário de inscrição disponível pela internet e a análise do perfil do candidato às especificações do curso.