FCC decide sobre neutralidade da internet em fevereiro

05/01 - O presidente da agência estaria propenso a defender uma regra híbrida, dividindo a banda larga em duas categorias de serviços.

Do Tele.Síntese

05/01/2015 – A FCC (Federal Communication Comission) – agência reguladora de telecom estdunidense – vai definir em sua reunião de fevereiro sobre o que entende por neutralidade da rede, debate que se prolonga por mais de ano no país. O presidente da agência, Tom Wheeler, disse à imprensa  que iria apresentar seu voto na reunião do dia 26 do mês.

Há um ano, a justiça dos EUA cancelou as regras adotadas pela FCC em 2010. O presidente Barack Obama defendeu, em novembro, que a agência reclassificasse todo o serviço de banda larga como uma facilidade a ser regulada e que mantivesse a neutralidade da rede.

A FCC lançou consulta pública para a qual recebeu mais de 4 milhões de contribuições. Notícias mais recentes informam que o presidente da agência estaria propenso a defender uma regra híbrida de neutralidade da rede. Nessa proposta, a banda larga seria dividida em dois serviços: um de oferta de varejo, que seria levemente regulado, e outro de serviço de trânsito, que seria reclassificado pela FCC como um serviço de carrier a ser regulado, similar aos serviços tradicionais de telefonia. (Com agências internacionais)