do site do BaixoCentro
22/03/2012 – O BaixoCentro tem o orgulho de anunciar que a 1ª edição do Festival BaixoCentro começa amanhã. A programação completa já pode ser vista no site programação.baixocentro.org. Basta clicar nos ícones sobre o mapa para ver um resumo de cada atividade e clicar no link para saber mais detalhes. São mais de 100 atividades, entre exibição de filmes, shows musicais, espetáculos teatrais, oficinas, performances, intervenções de rua, caminhadas, dentre outras diversas ações.
A primeira atração do festival, todas elas convocadas a partir de chamada pública (http://chamadapublica.baixocentro.org), é o Cinóia – Cinema para Fumantes, cafeinólatras e compulsivos em geral, sessões de uma hora com curtas metragens que dialogam com o conceito de ocupação/estética das ruas, às 20h30, num espaço montado em baixo do Minhocão, próximo ao cruzamento da Av. São João com a Helvétia. As pessoas serão estimuladas a sentarem no chão, em pedaços de papelão, ocupando o espaço público, enquanto outra atividade, o Pito Fino, vai espalhar o maior número de cigarros-artesanais (e legais) durante a exibição dos vídeos.
Assim que terminar o Cinóia, entra em ação o “Laroyê – Oferenda para Exús”, cortejo em que um carrinho multimídia sairá do lugar onde estarão sendo exibidos os filmes e transitará pelo BaixoCentro oferecendo a bebida preferida dos Exús: cachaça. Junto com o cortejo, entra em ação as “Pernas dançantes”, uma projeção móvel de pernas dançarinas, em uma caixa tipo exportação.
O BaixoCentro é um festival de rua colaborativo, horizontal, independente e autogestionado realizado por uma rede aberta de produtor@s interessad@s em ressignificar esta região da capital de São Paulo em torno do Minhocão, que compreende os bairros de Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elíseos, Barra Funda e Luz.
É um movimento de ocupação civil que pretende fissurar, hackear e disputar as ruas. Todos os passos da produção são feitos de forma associativa, aberta e livre. Não há ninguém por trás: empresas, ONGs, governo. O financiamento também é coletivo e associativo, via crowdfunding e outras formas independentes de arrecadação (leilão, rifa, doações).
A primeira edição vai ocorrer entre 23 de março e 1° de abril de 2012. Toda a programação é gratuita, mesmo se ocorrer em espaços fechados, e aberta à intervenção. Estão tod@s convidad@s a intervir – com a voz, o corpo, as ideias.