Da redação, com assessoria de imprensa
19/03/2013 – A terceira edição do File Games Rio acontece de 26 de março a 28 de abril. O evento reúne obras de game art, instalações interativas e terá também um simpósio sobre cultura digital (apenas no dia 26). Tudo acontece no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). A entrada é gratuita.
Nesta edição, o Festival Internacional da Linguagem Eletrônica (File) enfatiza a conexão e a simultaneidade entre games, animações e instalações de arte. Intitulada GAME LOVER (uma brincadeira baseada no “game over” dos jogos tradicionais), a exposição terá como um dos destaques Journey, jogo ganhador do Bafta e desenvolvido pela thatgamecompany, mesma criadora do game “Flow”, recém-adquirido pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. Além de Journey, os players poderão se divertir com vários jogos para tablets, PCs, PS3 e outros suportes.
O evento é realizado na Oi Futuro. Desde 2006, o local recebe as experimentações em arte digital do maior festival de arte e tecnologia da América Latina, com curadoria de Ricardo Barreto e Priscila Perissinoto. Entre os destaques do File Games Rio 2013 estão:
Games
Journey
thatgamecompany
Jenova (Xinghan) Chen e Nick Clark – China, EUA
Em “Journey”, o jogador é uma figura que acorda no meio de um deserto sem ninguém à vista. Conforme avança, ele descobre os poderes de gritar e planar, fundamentais para progredir e alcançar seu objetivo: chegar a uma montanha distante e iluminada. Ocasionalmente, um ou mais viajantes podem aparecer pelo caminho. São outros jogadores online, e a única maneira de se comunicar com eles é por meio dos gritos e movimentos dos personagens.
Xilo
Rodrigo Motta, José Trigueiro Jr., Diego Galiza e André Torres – Brasil
Uma homenagem à cultura e ao folclore do Nordeste brasileiro, “Xilo” conta a história do sertanejo Biliu. Para salvar sua família de uma doença grave, ele precisa recolher partes de xilogravuras sacras, enfrentando desafios e lendas brasileiras como a Mula-Sem-Cabeça, o Curupira e o Boitatá. É um jogo de ação 2D inspirada na técnica da xilogravura e na poesia de cordel, tudo embalado pelo forró da banda Cabruêra.
File Anima+
Starry Night
Petros Vrellis – Grécia
Animação interativa baseada na obra-prima de Van Gogh “Noite estrelada”. A paisagem pintada por Van Gogh ganha movimento em uma animação, em que os elementos da tela podem ser mudados quando a tela que exibe a obra é tocada pelo espectador
INSTALAÇÕES
Efecto Mariposa
Patricio Gonzalez Vivo – Argentina
A instalação simula um ecossistema num cenário de cinzas vulcânicas. Manipulando a areia, cada visitante tem o poder de modificar a topologia e a atmosfera deste mundo virtual.
Buildasound
Mónica Rikić – Espanha
“Buildasound” é um jogo de blocos em que o jogador cria formas e, ao mesmo tempo, gera novos sons. Não há o objetivo de competir, mas o de descobrir novas melodias e construções e de criar constantemente, com base nas diferentes posições dos cubos.
De novo, Ercília
Graziele Lautenschlaeger e Rita Wu – Brasil
“De Novo, Ercília” (2012) é uma instalação sonora interativa em que o visitante experimenta novos padrões sonoros e formas de percepção corporal por meio da interação com elásticos. É inspirada no livro “As Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino, onde ele menciona Ercília, uma cidade em que se estendem fios para designar as relações entre as pessoas e as coisas. De tempos em tempos, Ercília é abandonada e remontada em outro lugar.
File Games Rio 2013
Quando: 26 de março a 28 de abril de 2013
Onde: Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro)
Ingressos: entrada franca
Site: www.file.org.br