26/07/2010
O 11º Fórum Internacional Software Livre, que se encerrou no sábado passado, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS), contou com a participação de 7.511 pessoas, distribuídos entre profissionais, empresários e estudantes.
Leandro Chemalle escreveu sobre sua participação no evento para o blog Trezentos. Seu depoimento dá uma boa ideia da grande variedade de debates que houve no FISL 11: plataformas de educação à distância, uso de redes sociais no jornalismo, reforma da Lei de Direitos Autoriais, uso de software livre em lan houses. Aqui, uma matéria do portal Terra sobre o Debian. E aqui, uma entrevista com Vicente Aguiar sobre o Noosfero, plataforma livre para redes sociais, desenvolvida no Brasil.
Na cerimônia de encerramento, o Embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, salientou o novo cliclo iniciado com a realização do 11º Fórum Internacional Software Livre. “Após uma década do evento, iniciamos uma nova fase, mais madura. Esperamos desenvolver o trabalho ainda com mais qualidade nas próximas edições e, para isso, contamos com todos vocês”.
Veja os números do FISL 11
– 7.511 participantes, vindos de 16 países.
– A maioria homens: 67% homens. Mulheres foram 13%. Outros 20% não informaram.
– 30% de estudantes.
– 70% de profissionais e empresários.
– Caravanas: 79. A mais distante foi a de Roraima e a maior da Universidade Federal de Santa Maria.
– O FISL 11 teve 500 atividades, 250 expositores e 376 pessoas envolvidas na organização, entre integrantes da ASL, voluntários, assessorias contratadas e serviços. (Com informações da assessoria de imprensa)