Do Gesac
15/07/2011
A Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (SID/MC) parabeniza a todos os monitores, multiplicadores, equipes dos polos formadores e Comitê Gestor pelo trabalho realizado no projeto de inclusão digital Formação Gesac, desenvolvido em 2010 em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Dentre vários fatores de sucesso a serem destacados na Formação Gesac está a parceria estabelecida com o MEC por meio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essa cooperação foi fundamental para o apoio presencial no processo de formação, combinando a prática de extensão ao ensino técnico. Destaca-se também o esforço dos monitores, alunos-tutores, professores e Promotores de Inclusão Digital, que venceram barreiras diversas para compartilharem seus conhecimentos em um curto período de execução.
Com o desafio de coordenar as diversas ações de inclusão digital no âmbito do Governo Federal, a Secretaria está concentrando esforços para reunir as melhores características dos projetos de formação numa só proposta, o que ocorrerá a partir da ampliação da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, que hoje atende a monitores do Programa Telecentros.BR. A intenção é oferecer formação ao conjunto de telecentros apoiados pelo Ministério das Comunicações, integrando-os numa ação unificada.
No caso do Formação Gesac, encontram-se em estudo as possibilidades de manutenção e de ampliação da parceria com o MEC na Rede de Formação do Telecentros.BR, assim como a integração dos conteúdos e plataformas desenvolvidos no Projeto, permitindo que as redes solidárias de conhecimento já formadas sejam fortalecidas. Os resultados da pesquisa de avaliação do Formação Gesac, realizada em cooperação técnica com o CNPq, serão considerados na integração.
A Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, por meio de sua Coordenação Geral de Formação, está aberta ao diálogo para aprimorar as ações de formação com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das comunidades pelo uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação.