Franklin Coelho é o novo secretário especial de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio

Franklin, que coordenou o Piraí Digital e o  Projeto Rio Digital, terá como incumbência criar uma política municipal de apoio a pesquisa e inovação.

29/06/2010

Franklin Dias Coelho é o novo secretário especial de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro. Ele tomou posse hoje no cargo em que lhe caberá formular a política municipal de apoio e fomento à pesquisa e facilitar o acesso aos conhecimentos científicos, tecnológicos e à inovação para o pleno exercício da cidadania. Franklin tem larga experiência em políticas públicas nesta área: antes de assumir a secretaria atuou como coordenador do Projeto Piraí Digital e do Programa Estado do Rio de Janeiro Digital.

De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o principal desafio da prefeitura é incorporar uma política de ciência e tecnologia dentro da cidade do Rio de Janeiro. “Aqui há um ativo fantástico de universidades, empresas e instituições. Portanto, estimular e incentivar essa atividade como sendo uma atividade econômica para o futuro é fundamental”, disse Paes.

O prefeito informou, ainda, que pretende enviar para a Câmara de Vereadores um projeto de criação do Fundo de Amparo à Pesquisa da Prefeitura do Rio. Sua expectativa é de que o fundo seja aprovado no segundo semestre. “Estamos acertando os detalhes, que perfil esse fundo vai ter e de que forma vai complementar os fundos já existentes dos governos federal e estadual”. O Rio de Janeiro hoje não tem uma linha de financiamento para pesquisas. O fundo será destinado à pesquisa e ao campo da inovação.

Em sua posse, Franklin Coelho, afirmou que vai dar continuidade aos projetos em andamento, para assim garantir um “futuro digital” para a cidade. “Vou dar continuidade ao que já vinha sendo feito. Temos que trabalhar uma cidade digital para o Rio. E, no momento em que somos escolhidos para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, é fundamental consolidar a visão estratégica do Rio como capital do conhecimento e da inovação. E, se esse caminho se integra, ele transforma o Rio numa cidade inteligente, digital, criativa e sustentável”, explicou Franklin.

O novo secretário é engenheiro eletrônico pela UFRJ, professor da Universidade Federal Fluminense, mestre em Planejamento Urbano e Regional, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório de Reestruturação Produtiva e Desenvolvimento Local da UFF. (Com informações da assessoria de imprensa)