12/12/2014 – A Fundação Telefônica Vivo acaba de assinar um Termo de Cooperação com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para a implementação do projeto Escolas Que Inovam, iniciativa da instituição, desenvolvida em parceria com o Instituto Natura. A junção das práticas pedagógicas inovadoras, o uso da tecnologia e o desenvolvimento das competências do século 21 são os focos da ação, que acontecerá em duas escolas da rede pública: EMEF Amorim Lima, localizada na Vila Gomes e EMEF Campos Salles, em Heliópolis. Além de maximizar o resultado das práticas inovadoras dessas instituições, o programa tem o intuito de gerar maior autonomia das escolas e de seus educadores.
Essas escolas acabaram com o modelo tradicional de salas de aula, passando a se organizar em salões onde os estudantes se dividem em grupos e quatro a cinco participantes. A ideia é favorecer maior troca e interação com o exercício de pesquisa e trabalhos orientados pelos “Roteiros de Estudos – um método que substitui as aulas expositivas, além de promover avaliação contínua, que leva em consideração aspectos da individualidade de cada aluno.
A Fundação Telefônica Vivo incentiva e investe em projetos e parcerias que tenham como principais objetivos gerar novos modelos educacionais para o século 21, usando novas formas de aprendizagem baseadas na utilização de tecnologias de informação e comunicação. Para Gabriella Bighetti, presidente da Fundação Telefônica Vivo, o apoio da Secretaria Municipal de Educação é essencial para a sustentabilidade do projeto. (Assessoria de imprensa)