Fundador do Megaupload é solto após um mês de prisão na Nova Zelândia

Estados Unidos acusam Kim Dotcom de pirataria online e lavagem de dinheiro

Do Tele.Síntese

23/022012 – O fundador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload.com foi solto sob fiança hoje (22) após passar um mês sob custódia das autoridades novazelandesas, em meio aos preparativos para uma audiência de extradição nos Estados Unidos envolvendo acusações de pirataria na internet e lavagem de dinheiro. O alemão Kit Dotcom, que tem residência na Nova Zelândia e também é conhecido como Kim Schmitz e Kim Tim Jim Vestor, foi preso em 20 de janeiro a pedido de autoridades estadunidenses, junto de outras três pessoas.

Segundo a acusação, Dotcom comandava um grupo que lucrou US$ 175 milhões desde 2005 ao copiar e distribuir, sem autorização, músicas, filmes e outros conteúdos protegidos por direitos autorais. Os advogados de Dotcom dizem que a empresa apenas oferecia armazenamento online e que ele nega veementemente as acusações.

No início deste mês, uma corte da Nova Zelândia negou recurso para Dotcom ser libertado sob pagamento de fiança, concordando com a promotoria sobre o risco de que ele pudesse tentar fugir antes da audiência para extradição. Hoje o juiz Nevin Dawson concedeu a fiança sob condições rigorosas, alegando que nenhuma nova evidência de recursos secretos foi encontrada. (Da redação, com agências internacionais)

{jcomments on}