Rafael Bravo Bucco
13/12/2013 – Um game que usa dados da Câmara dos Deputados para criar times de futebol foi o vencedor do Desafio Participa.br. No PEC – Políticos Futebol Clube o jogador pode escalar Deputados e acompanhar projetos de lei. Os autores do aplicativo são Raquel Camargo, Mário Mol, Rafael Vieira, de Belo Horizonte. Os vencedores receberam celulares e entradas para participar do Fisl15, que será realizado em maio de 2014, em Porto Alegre.
O Desafio Participa.br recebeu ideias de aplicativos e softwares que contribuam para o aumento da participação da sociedade no desenvolvimento e gestão de políticas públicas. A premiação aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), no último dia da 12a Oficina de Inclusão Digital e Participação Social, que acontece em Brasília.
Além do game, outras duas ideias foram premiadas. Em segundo lugar, ficou a Auditoria Cívica na Saúde, que permite ao cidadão acompanhar o estado da saúde em sua região. O app foi idealizado por Henrique Moraes Ziller, Ykaro Sims, Jovita Rosa, Diego Ramalho e Emerson Lima.
O terceiro colocado é o único aplicativo já 100% funcional. O Diapha, desenvolvido por Hugo Giallanza, Caina Souza, Paulo Souza, Wendely Leal, é um app de ouvidoria do cidadão. Pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e iOS. Com o programa, a população pode fotografar e denunciar problemas na cidade. O material é apontado no mapa local, onde fica sinalizado em vermelho. Quando o órgão passa a atender a demanda, muda o status do problema para amarelo. Finalmente, ao resolver a questão, o status é alterado para verde.
“Hoje, a ouvidoria é feita por telefone, mas geralmente é lenta, demorada. Acaba que o cidadão protela em fazer a reclamação. Através do celular, ele consegue mapear qualquer problema na comunidade. Isso está num mapa, público, que pode ser acesso também em Diapha.com.br”, diz Hugo Giallanza.
Os desenvolvedores pretendem ganhar dinheiro com o aplicativo a partir da contratação do serviço pelos órgãos públicso. “Sai muito mais barato do que o investimento em ouvidoria telefônica”, exemplifica. O órgão tem um ambiente administrativo para responder ao cidadão. No futuro, o aplicativo deve ganhar também funções de petição e sugestão de locais para criação de dispositivos públicos, como delegacias, hospitais etc.