Da redação
29/10/2013 – A festa de entrega do Prêmio ARede 2013 foi marcada pela emoção. Vencedores de projetos de todo o Brasil compareceram ao Itaú Cultural ontem (28), em São Paulo, para celebrar as iniciativas de inclusão sociodigital. Ao todo, foram 12 premiados: 11 projetos e a Personalidade do Ano.
Prestigiaram o evento Sebastião Almeida, prefeito de Guarulhos, Franklin Coelho, secretário de ciência e tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, Simão Pedro, secretário de serviços da cidade de São Paulo, entre muitos outros atores do universo da inclusão digital.
Organizado pela Revista ARede, publicação editada e publicada pela organização sem fins lucrativos Bit Social, o Prêmio teve mais de 200 inscritos neste ano. Nos sete anos em que é realizado, já reuniu mais de 1200 projetos de inclusão digital e social apoiados em tecnologia.
Em seu discurso de abertura, Áurea Lopes, editora-executiva de ARede, ressaltou a importância dos projetos. Lembrou os avanços na área, mas cobrou um olhar renovado dos gestores públicos sobre as iniciativas inclusivas.
“O tempo do treinamento em informática acabou… agora é hora de reunir as pessoas em torno de um projeto de vida, de uma vocação local, de um trabalho colaborativo e oferecer a elas um espaço – sim, um telecentro! – onde elas possam usar a tecnologia para fazer o que quiserem, o que gostarem, o que a comunidade delas precisar. Aí elas vão aprender rapidinho, e com vontade, a fazer uma planilha de custos. Porque terão um objetivo, um propósito. Porque a tecnologia será um meio, não um fim”, falou.
Ela disse ainda que falta um longo caminho a ser trilhado. “É preciso levar conexão a assentamentos rurais, a populações ribeirinhas, a comunidades indígenas. Banda larga tem que chegar a todos, rapidamente”, disse. E, para garantir que aqueles que começam a entrar na internet usufrua das mesmas liberdades que todos que a acessam têm há anos, lembrou a importância do Marco Civil da Internet. “A rede não tem dono. É livre, um direito de todos e todas. E só é possível garantir isso com a aprovação do Marco”, observou.
Homenagem
Como acontece anualmente, foi feita uma homenagem a um profissional que se destacou pelo trabalho na área de inclusão sociodigital. Em 2013, o homenageado foi Marco Antonio de Queiroz, o MAQ, morto em julho deste ano. Treze anos atrás, ele criou o blog Bengala Legal, desenvolveu o site Acessibilidade Digital, foi um dos primeiros cegos a escrever um livro, consultor de acessibilidade na web, ativista social. Deixa um legado, de fato, transformador.
A esposa de MAQ, Sônia Varejão e o filho Tadzo Queiroz receberam a homenagem. Em sua fala, ela lembrou o quanto o marido gostava de agir para transformar o mundo. “Ele tinha orgulho de seu trabalho na web, do pioneirismo de suas ações, de sua militância nas lutas em que se engajava. Suas palavras de ordem eram acessibilidade, inclusão e direitos”, falou. O públicou se emocionou e, de pé, aplaudiu e reconheceu a obra deixada por MAQ.
Premiados
Neste ano, o Prêmio ARede reconheceu 11 projetos de inclusão de sociodigital. A Fundação Telefônica recebeu o prêmio Especial Educação pelo projeto Aula Fundação Telefônica, presente em 13 países. No Brasil, a iniciativa distribuiu equipamentos entre escolas no estado de São Paulo e capacitou professores.
Na modalidade Setor Público, o Sistema Operacional Guarux, da prefeitura de Guarulhos, a rede de Naves e Praças do Conhecimento, da prefeitura do Rio de Janeiro, o Portal EBC, da Empresa Brasileira de Comunicação, e o Floresta Digital, do Governo do Acre foram os premiados.
As ações do Setor Privado premiadas foram Escrevendo com escritor, do Instituto Francisca Souza Peixoto, Educando GVT, da operadora GVT em parceria com a Safernet, e Mobile Health, da Ericsson Telecomunicações, em parceria com Faculdade de Medicina da USP, Incor e Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP.
Do Terceiro Setor, os ganhadores foram os projetos Inclusão produtiva de jovens e pessoas com deficiênia em áreas urbanas, do Instituto da Oportunidade Social, Agência Jovem de Notícias, da Viração Educomunicação, e o Portal do Núcleo Piratininga de Comunicação.
O prêmio de Personalidade do Ano foi entregue a Simão Pedro Chiovetti. Deputado estadual (PT-SP), atual secretário de serviços da prefeitura de São Paulo, ele é responsável pelo projeto Praças Digitais, que prevê a criação de pontos de acesso sem fio à internet em 120 locais da capital paulista. Também é autor de diversos projetos de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre o uso do software livre na gestão pública e adoção de recursos educacionais abertos.
A festa também marcou o lançamento da mais recente edição do Anuário ARede de Inclusão Digital. Em sua quinta edição, traz radiografias de mais de 40 programas de inclusão social por meio do uso das tecnologias da informação e da comunicação realizadas pelo setor público. Tanto o Anuário quanto a revista podem ser lidos na íntegra, gratuitamente, na internet.
O encerramento, com chave de ouro, foi feito pela banda Música do Silêncio. Criada há oito anos, é formada por jovens com deficiência auditiva da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Madre Lucy Bray e ouvintes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon, de São Paulo. Com coordenação do professor Fábio Bonvenutto, os adolescentes deram um show, apresentando músicas de Luiz Gonzaga a Tim Maia. Clique aqui para conferir mais fotos dessa noite emocionante.
VENCEDORES 2013
» Personalidade do Ano
Simão Pedro Chiovetti . Secretário de Serviços do Município de São Paulo
» Prêmio Especial Educação
Projeto Aula Fundação . Telefônica Fundação Telefônica
» Modalidade Setor Público
› Tecnologia para acessibilidade
Sistema Operacional Guarux . Prefeitura de Guarulhos – Programa Tecnologia Cidadã
› Capacitação e formação
Redes de Praças e Naves do Conhecimento . Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
› Conteúdo de interesse público
Portal EBC Empresa Brasileira de Comunicação
› Serviços aos usuários e à comunidade
Floresta Digital . Governo do Estado do Acre
» Modalidade Setor Privado
› Capacitação e formação
Escrevendo com escritor . Instituto Francisca de Souza Peixoto
› Conteúdo de interesse público
Educando GVT . GVT e Safernet
› Serviços aos usuários e à comunidade
Mobile Health . Ericsson Telecomunicações
» Modalidade terceiro Setor
› Tecnologia para acessibilidade
Inclusão produtiva de jovens e pessoas com deficiência em áreas urbanas . Instituto da Oportunidade Social (IOS)
› Capacitação e formação
Agência Jovem de Notícias . Viração Educomunicação
› Conteúdo de interesse público
Portal do Núcleo Piratininga de Comunicação . Núcleo Piratininga de Comunicação