05/07/2010
Do Alagoas em Tempo Real
Os telecentros do programa de inclusão digital, DigitAlagoas, já estão com internet garantida. Através do Gesac – programa de inclusão digital do governo federal, Alagoas irá receber antenas de transmissão de internet e dados via satélite. O convênio foi firmado entre o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e o Ministério das Comunicações.
Ainda no mês de julho, o Itec pretende lançar o edital de chamada pública para o DigitAlagoas. As prefeituras de Alagoas, entidades de classe, associações, organizações não governamentais e órgãos estaduais, que concordarem com os termos do edital e com o termo de cessão de uso, estarão habilitadas a participar.
A primeira fase do projeto vai implantar, em parceria com órgãos públicos ou privados, uma rede de 50 unidades de telecentros. Para cada telecentro o Estado cederá, na forma de cessão de uso, onze computadores, sendo um servidor de rede, onze mesas para computadores, onze cadeiras, onze estabilizadores, uma impressora a lazer e um roteador wireless.
O convênio foi confirmado pelo coordenador geral de Acompanhamentos de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva, durante a 9ª Oficina para Inclusão Digital, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de junho em Brasília. Onde estiveram representando o Itec, o gerente de Implantação e Logística do DigitAlagoas, Robson Paffer, e o assessor técnico, Ronaldo Fernandes.
Na ocasião, Paiva anunciou que, em julho, o Ministério das Comunicações abrirá um novo edital para o programa Gesac no intuito de aumentar o link de internet de 512 kbps para 2MB, onde 90% da banda estará garantida.
O projeto Telecentros do DigitAlagoas é um projeto coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento do Estado de Alagoas (Seplan) tendo como órgão gestor o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas, Itec.