Do Tele.Síntese
02/04/2013 – A Europa parece não descansar quando se trata de analisar como o Google trata a privacidade de seus usuários. Agora, a Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) quer saber se as novas regras de privacidade para o tratamento de dados pessoais dos usuários se ajustam às leis europeias e espanholas que versam sobre o tema.
O diretor da AEPD, José Luis Rodriguez Alvarez, enviou uma carta a Larry Page, conselheiro do Google, e aos responsáveis pelo gigante de buscas na Espanha, em que comunica a abertura de um processo de investigação em relação à nova política de privacidade dos serviços da companhia, implantada no mês de março do ano passado. Apesar da ação ter partido da Espanha, esta é uma ação comum das autoridades europeias de proteção de dados , incluindo Alemanha, França, Itália, Holanda e Reino Unido.
A investigação será contrada nas informações que o gigante de buscas oferece a seus usuáriosnas operações combinadas de tratamento de dados procedentes de diversos serviços, os fins para que utilizam as informações coletadas, o período de conservação das informações, como obtém o consentimento dos usuários para uso dos dados e se os oferece alguma forma de oposição ao uso dos dados.
Em outubro, o órgãos reguladores europeus entenderam haver carência de informações e esclarecimento dos serviços do Google aos seus usuários e enviaram um catálogo com recomendações à companhia. No entanto, a AEPD entende que o Google não ofereceu uma resposta satisfatória à demanda. Agora, vários países montaram um grupo de trabalho para atuação contínua. (Da redação)