Google e Verizon negociam acordo pelo qual o conteúdo de quem pagar mais vai andar mais rápido na internet.

Acordo fere o princípio da neutralidade da rede.

05/08/2010

O Google e a Verizon estão negociando um acordo para fazer trafegar determinados conteúdos mais rapidamente que outros, na rede de telecomunicações da Verizon. Serão transmitidos mais rapidamente os pacotes dos usuários que pagarem por este privilégio. A notícia foi publicada hoje no New York Times e é importante porque a neutralidade — princípio pelo qual todos os pacotes trafegam na mesma velocidade — é um dos fundamentos, até agora, da internet. Ela impede que conteúdos de grandes e endinheiradas empresas tenham privilégio em relação aos usuários comuns.

Pelo acordo em negociação, de acordo com notícia do Globo Online, a opção de dar prioridade a empresas que paguem por isso valeria somente para as redes sem fio. Com o crescimento do número de smartphones e iPhones, é cada vez maior o conteúdo colocado na internet por meio de redes móveis.

Ainda de acordo com OGlobo Online, o grupo Free Press e outras organizações de defesa da liberdade na internet criticam a possibilidade do acordo. “O acordo com a Verizon aumenta sua força no mercado e pode tornar mais difícil para desenvolvedores de software alcançarem seus consumidores”, diz Josh Silver, presidente do Free Press.