22/10/2012 – O Google não pode mais apresentar notícias de 154 jornais brasileiros em seu agregador de notícias, o Google News. Na quinta-feira (18), a Associação Nacional de Jornais, que reúne os diários responsáveis por 90% da circulação de jornais do país, anunciou não ter conseguido fechar um acordo com o site de buscas. O acordo previa remuneração pelo uso do material.
Segundo o Knight Center, da Universidade do Texas, o Google argumenta que não deve pagar por agregar os conteúdos e que canaliza uma vasta quantidade de acessos aos sites dos jornais. Para a ANJ, porém, o número de acessos originados no Google News é muito baixo, não compensando ceder o uso de manchetes dos associados para a empresa estado-unidense.
Em e-mail enviado ao Knight Center, Carlos Fernando Lindberg Neto, presidente da ANJ, defende: “ao fornecer as primeiras linhas de nosso conteúdo aos usuários, o serviço reduz as chances de eles lerem a história completa em nosso site”. Por sua vez, Marcel Leonardi, representante do Google para políticas públicas, afirmou durante a SIP que “se o leitor se contenta com uma pílula de conteúdo, significa que a notícia não chamou muita atenção”.
(Com informações do Knight Center)