Rafael Bucco
11/04/2014 – O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o vice, Pezão, inauguraram em março o Colégio Estadual Rodolfo Fernandes com um laboratório de informática “fantasia”. Os equipamentos do laboratório mostrados na cerimônia de abertura da escola pertenciam à sede administrativa da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Foram recolhidos nesta semana e, durante o período em que ficaram no colégio, não puderam ser usados.
Segundo a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), os equipamentos foram colocados ali provisoriamente pois o laboratório móvel, composto pode 20 netbooks, não ficou pronto a tempo da inauguração.
“O Colégio Estadual Rodolfo Fernandes foi programado para receber um laboratório de informática com laptops e netbooks. No entanto, como era sabido que os equipamentos não chegariam no mês de fevereiro, o da inauguração, a Seeduc optou por prover com computadores da sede administrativa”, explica a secretaria. Os netbooks estavam sendo formatados e configurados, diz a assessoria de imprensa.
De acordo com a Seeduc, os equipamentos usados na inauguração foram levados de volta à sede da Seeduc assim que o laboratório móvel foi entregue, no começo desta semana apenas. No tempo em que ficaram na escola, as máquinas da sede administrativa não puderam ser usadas sob a justificativa de que seriam obsoletas, disseram estudantes a O Estado de S.Paulo.
Hoje o laboratório de informática já está funcionando normalmente com os netbooks originalmente previstos no projeto. Os netbooks têm processador Intel Core I3, memória RAM 4GB DDR3 1333Mhz (1x4GB), disco rígido: SATA-II 500GB (5400 RPM), monitor led 14” (1366×768), sistema operacional: Win 7 professional. O colégio tem conexão de 2 Mbps à internet, com Wi-Fi para uso dos netbooks não apenas no laboratório. O colégio tem 50 professores e 971 matriculados.