Da redação
03/07/2013 – Especialistas em Tecnologia da Informação (TI) participam nesta quarta-feira (4), durante o 14ª Fórum Internacional de Software Livre, do 1º Hackathon de Dados dos Projetos Sociais do Governo Federal. O fórum ocorre em Porto Alegre, de hoje até o próximo sábado (6).
Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com colaboração do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Hackathon é uma maratona de desenvolvimento de projetos de software, que terá duração de 48 horas.
Durante o evento, programadores, desenvolvedores, hackers e inventores em geral utilizarão dados de projetos sociais do governo federal – fornecidos pelo MDS, com a possibilidade de articulação com dados de outras pastas – para desenvolver softwares, como: sites, aplicativos de celular, gráficos interativos e visualização de dados, entre outros.
A ideia é utilizar a criatividade desses profissionais para transformar informações de interesse público em projetos e serviços com vistas à melhoria da transparência dos dados dos projetos sociais do governo federal.
Inscrição
As propostas de pré-inscrição serão feitas por meio de formulário eletrônico, em endereço que será divulgado apenas no dia da maratona, 4 de julho. As inscrições poderão ser feitas até às 10h59 do dia 5 de julho.
Poderão ser realizadas propostas de pré-inscrição individuais ou em grupos, sem limite do número de componentes. Não serão permitidas inscrições de pessoas que trabalhem ou prestem serviços ao MCTI, MDS, Ministério Do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), bem como membros da organização do evento.
A confirmação da inscrição deve acontecer até às 19:00h do dia 05 de julho. Caso contrário a proposta de pré-inscrição não foi aceita.
Os participantes deverão arcar com seus próprios gastos, a exemplo de transporte, hospedagem e alimentação, além de equipamentos pessoais, como computadores e celulares, que não são disponibilizados pela organização do evento.
Avaliação
Para ser avaliada a aplicação deve seguir uma séria de procedimentos, como, por exemplo, estar armazenada em sistema aberto de controle de versão baseado em Git. Além disso, o projeto deve ser publicado até às 10 horas do dia 06 de julho. Três quesitos fazem parte da avaliação do projeto: interesse público, criatividade e qualidade técnica.
Premiação
A premiação ocorrerá às 16 horas do dia 6 de julho. O 1º lugar ganhará um notebook, o 2º, um smartphone e o 3º colocado será premiado com um tablet.
Para mais informações sobre o 1º Hackathon de Dados dos Projetos Sociais do Governo Federal acesse o site do 14º Fórum Internacional de Software Livre: http://softwarelivre.org/fisl14.