Governo vai apoiar produção nacional de conteúdos digitais

15/01 - Minicom vai investir R$ 7 milhões em centro de produção e pós-produção de obras audiovisuais, jogos eletrônicos e aplicativos no Recife.

Da redação

15/01/2013 -O governo federal firmou convênio com o Porto Digital do Recife (PE), que prevê a transferência de R$ 7 milhões para o governo de Pernambuco  para investimento em produção e pós-produção de obras audiovisuais, games e aplicativos. O repasse será feito pelo Ministério das Comunicações (Minicom). A informação foi divulgada hoje no Diário Oficial.

Com o dinheiro, o Porto Digital deverá montar um estúdio de cinema e TV, um estúdio de motion capture, e um laboratório para testes e certificação de aplicativos para dispositivos móveis, e uma render farm, bem como apoio às atividades de gestão e de transferência de tecnologia das empresas instaladas no arranjo produtivo local.

De acordo com o assessor da Secretaria Executiva do Minicom, James Görgen, a ideia é permitir que várias empresas sejam beneficiadas. “Nós escolhemos este projeto para começar justamente porque ali já existe um arranjo produtivo local, que é a aglomeração de várias empresas com vínculos de interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais”, explica.

Segundo Görgen, o governo pretende investir na instalação de novos centros. “Nós queremos dar condições para que as empresas possam criar, inovar, e muitas vezes esses equipamentos caros são uma barreira de entrada no mercado. Por isso, estamos apostando nesse modelo colaborativo”, ressalta, citando que o arranjo produtivo local mais conhecido no mundo é o Vale do Silício. (Com assessoria de imprensa)