Portal traz a programação cultural da cidade, construída online pelo público, e premia produções digitais.
Carlos Minuano
Guarulhos ostenta números significativos. É a segunda cidade paulista em população e em geração de riqueza, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), superada nesses itens apenas pela capital do estado. Também é a 9ª economia do país, segundo estatísticas do IBGE. Apesar das dimensões geográfica e produtiva, sofre de carências que não condizem com seu porte. Até o momento, por exemplo, não possui rede de televisão local aberta, rádio ou jornal de grande circulação. Em bom português, falta informação para mais de 1 milhão de pessoas: para ser mais exato, 1.258.205 habitantes em 2006.
Tamanha desproporção levou a prefeitura a buscar alternativas. Descobriram que as lacunas informativas eram supridas, em parte, pela rede mundial de computadores, ou seja, o global a serviço do local.
Inspirado nesse diagnóstico, nasceu o projeto de um portal colaborativo, o Guarulhos2.zero. Em resumo, uma rede virtual de comunicação produzida pela própria comunidade. “Constatamos que o principal canal de comunicação era a internet”, observa o sociólogo e um dos autores do projeto, Sérgio Amadeu da Silveira.
A cidade, que nunca havia investido em cultura digital, decidiu bancar a idéia pioneira de um portal público feito pela e para a comunidade. “As relações na rede estão mudando, a cidadania na internet depende de ações que já não são mais apenas de inclusão digital, mas de democratização da informação”, defende Bianca Santana, uma das coordenadoras do projeto. Também participam da equipe Luciana Scuarcialupi e Rodolfo Gobbi, da 4Linux, responsável pela infra-estrutura do site.
Festival
Para estimular a produção, foi criada uma premiação para o conteúdo veiculado no espaço. Surgiu, assim, o Festival de Cultura Digital do portal Guarulhos2.zero. Todo o material postado entre os dias 25 de outubro e 25 de janeiro concorreu aos prêmios.
A iniciativa pretende viabilizar um acervo digital sobre o cotidiano da cidade de Guarulhos — tema da premiação. Tudo por meio da chamada internet 2.0 — o usuário como protagonista na produção de conteúdo online. As categorias são: blogs, vídeos, imagem, textos, foto-áudio e áudio. Os próprios internautas elegeram o conteúdo, avaliado depois por um júri composto por especialistas de diferentes áreas. Os premiados levam notebooks e câmeras fotográficas digitais.
As secretarias municipais de Cultura e Comunicação ofereceram quatro cursos gratuitos: produção e edição de vídeo e microdocumentário, produção e edição de programa para TV na internet, blog/fotolog/audiolog e animação em 3D. Cerca de mil pessoas passaram por um total de 68 turmas abertas. Mais de 1.450 conteúdos foram postados no portal, 1,2 mil usuários e aproximadamente 320 blogs foram cadastrados, segundo informações da prefeitura de Guarulhos. “A quantidade de trabalhos realizados e postados comprova ser possível fazer movimentos sociais e culturais migrarem para a internet”, avalia Sérgio Amadeu. A relação de premiados será divulgada em evento de encerramento, no dia 15 de março.