Da redação
05/02/2013 – Aconteceu nesta terça-feira o debate “Cidadania online” sobre segurança na internet. O hangout, encontro virtual que usa tecnologias do Google, reuniu Maria do Rosário, ministra de direitos humanos, Jean Willys, deputado federal (PSOL-RJ), Isadora Faber, criadora da página Diário de Classe, Marcelo Tas (CQC), e jovens ativistas dos direitos humanos na internet.
A ministra Maria do Rosário falou sobre o reconhecimento da internet como uma extensão social. “A internet é também um espaço público, como as escolas, as praças. Nesse ambiente, o respeito à diversidade humana precisa estar presente também”, disse. Segundo ela, a postura de seu ministério é não aceitar que a liberdade de uso e o anonimato na internet sirvam como escudo a quem incita a violência, a homofobia e o racismo. “Neste dia estamos colocando em nossa página uma série de dicas sobre navegação segura”, falou. Também deu sugestões a crianças e jovens, sobre como se comportar para evitar bullying virtual ou abusos por parte de outros usuários.
O apresentador do CQC, Marcelo Tas, trouxe duas questões para os participantes. “Como aperfeiçoar a segurança sem perder a liberdade?”, questionou. Lembrou que em alguns debates sobre leis, reaparece frequentemente o “fantasma do controle” para resolver problemas de segurança. A segunda se dirigiu aos ativistas online que não agem também no mundo físico. “Não acredito que apenas assinar petições online tenham efeito. A gente não muda o mundo se formos apenas militantes virtuais”, opinou.
O deputado Jean Willys discordou de Tas. Para ele, o ativismo na internet tem sim uma função importantíssima. “Temos o exemplo do movimento Ficha Limpa, que se deu principalmente pelas redes sociais”, observou. Willys defendeu a internet como território livre de qualquer censura. Isadora deu seu depoimento sobre como a internet permitiu aos usuários o poder de fazer denúncias. Deu também dicas de como garantir a segurança na rede e efetuar denúncias. Confira, abaixo, a íntegra desse encontro “internético”.
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/DVboDjR3hx4″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
<script language=”javascript” type=”text/javascript”>
// You can place JavaScript like this
</script>
<?php
// You can place PHP like this
?>
{/source}