Hipernovas
As notícias da rede
ARede nº 93 – Setembro/Outubro de 2013
O TPP está de volta, com cara de SOPA
O WikiLeaks publicou o rascunho mais recente do Trans Pacific Partnership (TPP), um acordo entre 12 países banhados pelo oceano Pacífico. O documento traz o capítulo sobre propriedade intelectual, com a posição de cada país. O que se vê não é bom. Os Estados Unidos tentam incluir um artigo para criminalizar usuários que burlarem tecnologias de proteção de direitos autorais (DRM), até mesmo para conteúdo não protegido por copyright. O texto prevê guarda de dados de navegação dos usuários por parte dos provedores de acesso, para punição em caso de infração de direitos autorais. Há limitações ao compartilhamento, mesmo que parcial ou de trechos, de obras – o que pode afetar até a liberdade de expressão na rede.
Internet que vem do espaço mais barata
O governo pretende lançar ainda este ano o edital de venda de quatro posições orbitais brasileiras. Cada satélite deverá cobrir 100% do território nacional e fornecer serviços de telecomunicações, inclusive de acesso à internet. Os novos satélites deverão funcionar na banda Ka, que é até quatro vezes mais barata que a banda Ku e C, usadas atualmente para conexão à internet por satélite. Para se ter uma ideia, a conexão de 10 Mbps a 15 Mbps na banda Ka custaria pouco mais de R$ 200, enquanto na Ku, a conexão mais veloz, entre 512 kbps e 3 Mbps, chega a custar R$ 3,5 mil. Hoje, existe apenas um operador de banda Ka no país. Os satélites deverão ser usados, inclusive, para políticas de universalização da banda larga do governo federal.
Google derruba 200 milhões de links a arquivos piratas
A empresa com o buscador mais usado do mundo tirou de seus resultados mais de 200 milhões de URLs a arquivos piratas, segundo seu último relatório. A estimativa, do site TorrentFreak, é que até o final de 2013 a derrubada chegue a 250 milhões. A retirada dos links feita pelo Google acontece a partir de solicitação do autor. Ao todo, 29.434 detentores de direitos autorais pediram a remoção de links de quase 300 mil domínios. Somente representantes da indústria musical de EUA e Inglaterra pediram o desaparecimento de mais de 74 milhões de URLs. O site que teve mais resultados “boicotados” foi o Filestube,
de quem o Google parou de exibir mais de 7,6 milhões de links.
Desigualdade refletida na internet mundial
A WWW Foundation divulgou relatório sobre o alcance da internet mundo afora. Constata que os ricos usam cada vez mais a rede para expressar e conquistar objetivos políticos, enquanto os pobres lutam para ter acesso. A democratização da informação também é posta em xeque, já que vigilância e censura na rede aumentaram. A desigualdade aparece, ainda, na distribuição. A Suécia é o país com mais conexões banda larga (quase 100% da população). O Brasil não alcança ao menos 50% dos cidadãos (meta estabelecida em conferência da ONU) e ficou em 33º no ranking, atrás de México e Colômbia. A pesquisa analisa 81 países.