Novidades Motorola para desenvolvedores
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Motodev Summit Global, que será realizado em São Paulo, dia 8 de dezembro. Organizado pela primeira vez no Brasil, o encontro, voltado para desenvolvedores, oferece treinamento técnico e oficinas, além de uma prévia da próxima geração de terminais celulares, aplicações e tecnologias da Motorola. A inscrição, gratuita, pode ser feita pela internet, até 5 de dezembro. O evento inclui mais de 20 sessões e tutoriais, em quatro linhas de trabalho. O desenvolvedores conhecerão maneiras de alinhar seu trabalho com as necessidades de empresas e consumidores, além de receber informações sobre tendências de mercado que vão impactar no desenvolvimento estratégico e na execução de aplicações. Os participantes também poderão trocar idéias com profissionais da Motorola do Brasil e do exterior, assim como com profissionais de todas as áreas da indústria. “Temos certeza de que vamos inspirar aplicações criativas que possam ser integradas aos nossos produtos”, afirmou Christy Wyatt, vice-presidente de Plataformas de Software e Ecossistema da Motorola.
http://developer.motorola.com/summit
Conexão decolando
A Infraero anunciou que, a partir de dezembro, os aeroportos do país vão oferecer acesso gratuito à internet em todas as áreas, inclusive nas salas de embarque, por meio de tecnologia sem fio. Inicialmente, será instalada uma antena com capacidade para 45 operadoras em doze aeroportos: Brasília (DF), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Belém (PA). De acordo com a Infraero, o sistema tem a capacidade para detectar pontos de acesso intrusos, anulando-os e controlando as potências irradiadas dos pontos autorizados para que não interfiram uns nos outros. E também permitirá o controle de bagagens e outros bens com etiquetas inteligentes via rede RFID – método de identificação automática por meio de sinais de rádio. A Infraero estima investimentos de R$ 1,1 milhão no projeto.
Pensadores da UnB
Para democratizar o acesso à produção científica de sua comunidade acadêmica, a Universidade de Brasília (UnB) criou o Repositório Institucional, um site com ferramentas que permitem a consulta a toda a produção de professores e estudantes de mestrado e doutorado da instituição. O acervo digital tem artigos, livros, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos, entre outros documentos. O banco de dados reúne180 arquivos de áreas como Direito, Medicina, Saúde e Educação Física. Os interessados em divulgar seus trabalhos deverão conceder à UnB uma licença
não-exclusiva de publicação.
Cinemateca digitalizada
A Cinemateca Brasileira vai digitalizar todo o seu acervo, composto por longas, curtas, cine-jornais, filmes domésticos e publicitários e a programação da extinta TV Tupi. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dará um apoio de R$ 2 milhões para compra de equipamentos como scanner, estação de tratamento de imagem, gravadores e monitores de áudio e vídeo. Os filmes originais danificados passarão por um processo de limpeza técnica que vai prepará-los para a duplicação. Com o novo sistema, também será feito o levantamento dos titulares dos direitos legais dos filmes digitalizados.
São Paulo investe em tecnologia para educação
O governo de São Paulo anunciou, em outubro, medidas para inclusão digital de alunos e professores das escolas públicas. Destinado a professores da Secretaria da Educação e do Centro Paula Souza, foi lançado o programa Computador do Professor, um financiamento sem juros para compra de portáteis. O programa garante preço menor que o de mercado. Os interessados devem preencher uma ficha de adesão no site www.professor.sp.gov.br.
O pagamento será feito por desconto em holerite, iniciando no segundo mês seguinte à adesão ao financiamento, com possibilidade até 24 parcelas fixas mensais. Em outra inciativa, resultado de uma parceria entre a Microsoft e o governo do Estado, os estudantes do Paula Souza terão acesso a um portal de ensino à distância com o software Learning Essentials. No portal, os alunos vão obter dicas sobre redação, formatos de relatórios e apresentações, conteúdo básico de inclusão digital, além de acesso gratuito a ferramentas de desenvolvimento da Microsoft. Com isso, o Brasil torna-se o primeiro país no mundo a oferecer essas ferramentas para alunos do ensino técnico e treinamentos específicos. A parceria com a Microsoft também prevê o fornecimento de e-mail gratuito para todos os alunos e professores de escolas públicas paulistas.
Da TV para o CD, do CD para a TV
O conteúdo educativo do Canal Futura está na internet, por meio do site Futuratec, que possibilita a gravação de programas em CD para assistir em aparelhos de DVD. Depois da gravação em mídia digital (CD), o programa não exige mais o uso do computador, nem conexão à internet, apenas uma TV e um aparelho de DVD. Quem desejar baixar os programas precisa fazer um cadastro no site. O Futura vai avaliar os perfis e liberar o acesso aos que estiverem vinculados a instituições que podem fazer uso educativo dos conteúdos. Para o processo de gravação o próprio site indica softwares a serem utilizados, todos gratuitos — os processos de instalação dos programas estão disponíveis em tutoriais no site. Os conteúdos são organizados por temas e há uma opção de busca que facilita a procura do programa desejado. O Futuratec dispõe de cerca de 30 títulos diferentes, em 400 episódios. Além dos vídeos, há também materiais complementares como conteúdos pedagógicos, sinopses, fichas técnicas e informações institucionais.
MIT para todos
O Massachusetts Institute of Technology (MIT) oferece conteúdos de seus cursos para download gratuito. O programa OpenCourseWare dispõe de materiais para apoio a estudos em 500 áreas, de Aeronáutica a Música. É importante ter bem claro que não se trata de cursos online do instituto e não são fornecidos certificados. Os materiais estão disponíveis em português, no portal Universia Brasil. Para ter acesso, não é necessário qualquer requisito. Basta entrar no site, escolher uma disciplina e consultar ou baixar propostas de trabalhos e avaliações, situações-problema, exercícios de laboratórios, bibliografias, simulações, vídeos, banco de imagens, entre outros recursos didáticos desenvolvidos para web.
www.universia.com.br/mit/index.jsp
ocw.mit.edu/OcwWeb/web/home/home/index.htm
As regras dos jogos
De olho na qualidade e nos efeitos dos jogos online sobre crianças e adolescentes, o Conselho da Europa apresentou novas diretrizes para provedores de internet europeus. Entre as recomendações, o Conselho propõe que sejam reforçadas as informações aos internautas sobre seus direitos e deveres, identificados os riscos a que se expõem e divulgadas as ferramentas de proteção existentes, como anti-vírus e filtros de controle de acesso. Para os jogos em rede, solicita que os criadores e editores avaliem eventuais efeitos nocivos ao desenvolvimento e à formação de valores dos jogadores. O Conselho também faz um alerta sobre conteúdos que promovam a violência, o apelo ao sexo e o racismo.
www.euronews.net/pt/article/03/10/2008/video-games
Machado na internet
A obra completa de um dos maiores escritores brasileiros está na internet, para consulta e cópia gratuitas. São 243 livros de Machado de Assis, entre os quais, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Esaú e Jacó. A iniciativa, que marcou o centenário da morte do escritor, este ano, é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público, do Ministério da Educação, e o Núcleo de Pesquisa e Informática, Literatura e Lingüística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina.
www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
A roupa-robô
Para ajudar pessoas com limitações de mobilidade nos membros inferiores, a fabricante japonesa Cyberdyne criou a roupa robótica Hal. A roupa tem sensores que enviam sinais nervosos do cérebro para os músculos quando a pessoa se esforça para se mover, colocando o sistema em movimento. O sistema capta pequenos sinais na pele para mover as articulações de acordo com os movimentos musculares exigidos para caminhar, subir e descer escadas, sentar e levantar de uma cadeira, ou segurar e levantar objetos pesados. A tecnologia pode ter aplicações como reabilitação e treinamento físicos e ajuda em resgates. A roupa completa tem 1,60 metro de altura, pesa cerca de 23 quilos e funciona a bateria.