Hipernovas
As notícias da rede
ARede nº 93 – Setembro/Outubro de 2013
Vale-cultura, agora é pra valer!
O decreto foi assinado, no final de agosto, pela presidente Dilma Rousseff. O vale, de R$ 50, deve beneficiar 42 milhões de brasileiros, injetando R$ 25 bilhões na cadeia produtiva cultural. A promessa é de que trabalhadores comecem a receber o vale ainda este ano. O dinheiro poderá ser gasto na compra de ingressos para peças teatrais e filmes, livros, CDs, DVDs. Os créditos serão cumulativos. Ou seja, o trabalhador poderá juntar vales para adquirir produtos de maior valor. Primeiro, o vale será dado a quem ganha até cinco salários mínimos. Comprovada a oferta a esses funcionários, empresários poderão dar o vale a quem ganha mais.
Empresas querem mais 5 bilhões de pessoas na rede
A meta é audaciosa: conectar todo mundo que ainda não tem acesso à internet, cerca de 5 bilhões de pessoas. O projeto está sendo chamado de Internet.org. Um dos pais da ideia é Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, em parceria com empresas como Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera, Qualcomm e Samsung. Ainda não está claro como se conseguirá o feito. Tudo o que o grupo diz é que vai desenvolver tecnologias capazes de reduzir os custos de funcionamento das redes de transmissão de dados, bem como os custos de acesso pelas pessoas. O Google, que não faz parte do grupo, lançou este ano um projeto mais concreto, já em teste, que usa balões para cobrir áreas pobres com sinal de internet.
Reformulação do Gesac começa a sair do papel
O Ministério das Comunicações renovou por mais um ano o contra-
to com o consórcio Conecta Brasil, liderado pela Embratel, responsável pelos links do programa Gesac. Durante o período acontecerá a migração para novos fornecedores – por isso o contrato prevê desligamento de pontos de presença e redução da banda satelital. Em contrapartida, o ministério pretende aumentar de 13 mil para 31 mil os pontos atendidos pelo programa em 2014. Promete ampliar a largura mínima de banda para 1 Mbps, atingindo até 8 Mbps em alguns locais. E quer, ainda, que 80% dos pontos tenham internet terrestre, deixando o satélite para regiões onde não há alternativas de conexão.
74,9 milhões nunca usaram a internet
Quase metade da população brasileira (45%) nunca acessou a web, revelou a pesquisa TIC Domicílios, do Cetic.br. O estudo, feito entre 1º de setembro de 2012 e 13 de fevereiro de 2013, com mais de 17 mil entrevistados, mostrou ainda que, pela primeira vez, há mais brasileiros que usam a internet (55%) do que os que nunca acessaram a rede. A má notícia – que não sai das pesquisas – é a permanente grande diferença entre os acessos nas áreas urbana (44%) e rural (10%).
Mais Brasil na tv por assinatura…
A exibição de conteúdo nacional na TV paga em 2012 dobrou em relação a 2011. O dado é da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que credita o aumento à lei da TV paga (12.485/2011). A lei determina que, a cada seis canais estrangeiros, os pacotes de TV devem oferecer um canal brasileiro que exiba, em horário nobre, três horas e meia por semana de conteúdo nacional. Ano passado foram veiculadas mais de 2 mil horas de programação nacional, contra pouco mais de mil horas em 2011.
… e nas telas dos celulares inteligentes
O Ministério das Comunicações (Minicom) quer aumentar a quantidade de aplicativos criados no Brasil e usados por brasileiros. A partir de outubro, todo smartphone fabricado aqui, com desoneração de impostos, deverá trazer na memória, ou como opção para download, pelo menos cinco aplicativos desenvolvidos no país. Esse número vai crescer progressivamente, chegando a 50 em dezembro de 2014. Os apps serão avaliados pelo ministério e deverão ter caráter de utilidade pública, prestar serviços governamentais. Também serão escolhidos por concursos realizado pelo Minicom.
TIM estimula a ciência e a inovação
A TIM criou um instituto para incentivar o desenvolvimento científico e a inovação. A organização vai atuar nas frentes Ensino, Aplicações, Inclusão e Trabalho. Já tem cinco projetos: Círculo da Matemática do Brasil; uma parceria com a Pastoral da Criança no uso de SMS para troca de dados sobre saúde (ver ARede 89); o TIM Tec; o TIM faz Ciência; e o TIM na UPP Social.
Bradley Manning: condenado, mas livre da perpétua
Terminou o julgamento do soldado que passou ao site Wikileaks milhares de documentos secretos do governo dos Estados Unidos. O vazamento revelou atrocidades que as forças armadas do país cometeram na invasão do Iraque, entre outras coisas. A acusação começou pedindo prisão perpétua. Afirmava que o rapaz de 25 anos ajudou, deliberadamente, inimigos dos EUA. Manning foi absolvido dessa acusação, mas foi condenado por outros crimes relativos ao vazamento. Pegou 35 anos de prisão. Se tiver bom comportamento, será libertado em nove anos. No dia do veredito, o Wikileaks divulgou nota comemorando a pena, muito mais curta do que desejava a promotoria.