As notícias da rede
ARede nº 83 – agosto de 2012
FB DE OLHO NOS ELEITORES DOS EUA
O Facebook deseja mais do que registrar todos os gostos e hábitos dos usuários. Quer também acompanhar de perto suas convicções políticas. A empresa anunciou que vai metrificar tudo o que for dito sobre Barack Obama e Mitt Romney, os principais candidatos das próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, e fornecer os dados para o canal de TV paga CNN fazer análises de intenções de voto durante o noticiário. Outra novidade, restrita apenas a quem vive no estado de Washington, na costa Oeste, será a possibilidade de tirar o título de eleitor por meio da rede social, eliminando a burocracia tradicional. O governo local afirma que o Facebook não terá acesso a nenhuma informação além daquelas que todos normalmente revelam online, como nome e data de nascimento. Acredite quem puder.
O PODER DO CELULAR NA INCLUSÃO DIGITAL
Estudo realizado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Fundação Telefónica/Vivo, mapeou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Pelo estudo, a telefonia móvel tem muito mais importância para conectar as pessoas do que a fixa e o computador: 87% das casas do país têm pelo menos um aparelho celular, 38% têm telefone fixo e 40%, computador com internet. Esses números, juntos, ajudam a formar o grau de integração entre as tecnologias (ITIC). No ranking mundial, que avaliou 156 nações, o Brasil ocupa a 72a posição.
ONDE ESTÃO OS “PIRATAS”,  CARA PÁLIDA?
A associação das gravadoras estadunidenses (RIAA, na sigla em inglês) é famosa por acusar o compartilhamento P2P como responsável pela derrocada da indústria musical. Mas, no último mês, dados não divulgados, coletados pela própria RIAA, caíram na internet e mostram que não é bem assim. Segundo o material, a forma mais comum de obtenção ilegal de músicas se dá por meio físico. As pessoas preferem trocar CDs entre si e copiá-los, ou emprestar discos rígidos umas das outras. Esses comportamentos responderam por 27% e 19% da obtenção de músicas digitais, enquanto o download via P2P representou 15% em 2011. Apenas 4% usaram a nuvem para baixar arquivos. O restante comprou legalmente: 19% via internet, enquanto 16% preferiram o CD.
GOVERNO QUER PLANO PARA UNIVERSALIZAR ACESSO À INTERNET …
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou, no final de julho, que o Brasil está apto a desenvolver um projeto para prover acesso à internet em todos os domicílios. “Temos de fazer um plano de universalização que cubra seis, sete anos. Certamente, essa é uma tarefa para ser levada à frente pelo próximo governo”, disse, durante o 4o Congresso Brasileiro de Provedores de Internet. Segundo ele – e a gente torce pra que não fique só no discurso – até o final do ano, metade dos municípios terá acesso à rede; e até 2014, o país terá 4.283 cidades atendidas pela rede da Telebras.
… E INICIA OS TESTES DA BANDA LARGA 0800
Acesso à internet móvel mesmo para pessoas que não assinem pacotes de dados ou que não tenham créditos disponíveis. Um sonho? Sim, que começa a se tornar realidade. A Banda Larga 0800 – promessa do Ministério das Comunicações – foi testada em julho na cidade de São Sebastião (DF), onde 80 moradores receberam um smartphone cada para acessar o site www.bandalarga.0800.br por vinte dias, sem custos. Os resultados desse projeto-piloto vão nortear a ampliação do programa no futuro. A intenção é que empresas interessadas ofereçam páginas de serviços que possam ser acessadas gratuitamente pelo celular, seguindo o modelo da telefonia, onde quem paga é o destinatário das chamadas iniciadas por 0800.
DOMÍNIOS “.BR” NÃO PARAM DE CRESCER
A internet está cada vez mais brasileira. Dados do Registro.br apontam que a rede atingiu em julho a marca de 3 milhões de sites com URL terminada em “.br”. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), isso coloca o domínio no sétimo lugar dos mais usados no mundo. E a tendência é crescer, graças à criação de mais domínios de primeiro nível para serviços específicos, como “b.br” para bancos, “jus.br” para páginas do Judiciário, “leg.br” para aquelas do Legislativo, e “eco.br” para instituições especializadas em ambiente.
TWITTER CAMBALEIA NAS OLIMPÍADAS
Nos EUA, onde o grupo NBC adquiriu direitos exclusivos de transmissão das Olimpíadas, o atraso de seis horas na exibição da abertura repercutiu negativamente no Twitter e fez da hashtag #NBCfail (do inglês, NBC falha) trendtopic mundial. Mas o pior foi que a rede social suspendeu a conta de um jornalista inglês depois que ele divulgou o e-mail do presidente da NBC para que as pessoas reclamassem diretamente. Indignados, os tuiteiros reagiram ao cerceamento com uma avalanche de posts. Vitória da liberdade de expressão: o Twitter restabeleceu a conta do jornalista e publicou um pedido de desculpas.