De acordo com o estudo “Brasil – O Estado de uma Nação”, realizado pelo
Instituto de Política Econômica Aplicada – Ipea em duas etapas (2205 e
2006, lançada em agosto), a educação, no Brasil, é marcada pela
exclusão social. Somente 57% das pessoas que entram na escola conseguem
concluir o ensino fundamental, e 37% chegam ao final do ensino médio. E
a maior parte das pessoas que não consegue concluir os estudos pertence
Somente 57% das pessoas
que entram na escola conseguem
concluir o ensino fundamental. E a
maior parte das pessoas que não
conseguem concluir os estudos
pertecem aos segmentos mais
pobres da população. aos segmentos mais pobres da população. Menos que 5% dos estudantes do
ensino superior – a faculdade – vêm de comunidades de baixa renda. O
estudo observa que o Sistema de Avaliação do Ensino Básico classificou
a metade dos alunos da quarta série como incapazes de ler um texto
relativamente simples. Todos esses dados são graves porque inidicam um
círculo vicioso – a renda das pessoas e, em conseqüência, sua
possibilidade de ascender socialmente, depende da qualidade da educação
que ela recebeu. Isso ocorre, apesar da expansão do ensino básico e do
crescimento no número de vagas no ensino superior. Apesar de continuar
desigual, o ensino progrediu nas ofertas de vagas: o ensino fundamental
está próximo da universalização e o número de estudantes universitários
passou de 1,4 milhão, em 1980, para 4,2 milhões. O crescimento do
número de vagas oferecidas foi de 64%, no setor privado, e de 56%, no
setor público, mas ainda há uma demanda represada.
![](https://www.acervo.arede.inf.br/wp-content/uploads/2006/10/hipernov2.png)
HiperNovas – No Brasil, educação ainda rima com exclusão.
Estudo do Ipea registra, entre outros dados, que apenas 57% das pessoas que entram na escola concluem o ensino fundamental.